Muitos adultos mais velhos enfrentam um paradoxo frustrante:
Eles têm muito tempo livre para seus hobbies e interesses, mas lutam com condições de saúde crônicas dolorosas, como artrite, que tornam a realização desses hobbies algo difícil.
A jardinagem é um excelente exemplo. É bom para o seu bem-estar mental1 e pode ser uma maneira divertida e recompensadora de se manter ativo. Mas, se você tem dor crônica no quadril, no joelho, no ombro, no pé ou no tornozelo, ajoelhar-se para cuidar da terra pode parecer quase impossível.
Confira essas estratégias que podem ajudar a manter a sua boa mão para plantas funcionando perfeitamente bem.
1. Use ferramentas adaptativas.Muitas pessoas acham que espátulas, pás e outras ferramentas de jardinagem feitas com alças grandes e ergonômicas são mais fáceis de usar. Outros dispositivos que podem minimizar a tensão nas articulações e melhorar a mecânica do seu corpo incluem:
2. Envolva seus entes queridos. Não há nada de errado em pedir ajuda. Envolver seus familiares ou amigos em atividades de jardinagem também cria uma grande chance de se relacionar. Recrute entes queridos que possam ajudar com as tarefas que sejam mais difíceis para você, como carregar muito peso, cavar e regar.
Dependendo de onde você more, talvez faça sentido se unir a um grupo de jardinagem comunitária para ficar próximo de mais pessoas que possam estender aquela mão amiga tão necessária.
3. Comece com vasos de plantas. Se uma horta em tamanho natural é demais para você, comece aos poucos, cultivando vasos de plantas em seu terraço, pátio ou até mesmo dentro de sua casa. Produtos frescos como manjericão, tomate, ervas e flores ficam bem em potes e exigem muito menos trabalho. Além disso, você pode colocar esses itens em superfícies na altura da cintura, como mesas, para facilitar o acesso.
4. Faça pausas. É ótimo entrar no ritmo, mas você deve sempre intercalar as suas atividades de jardinagem com períodos de descanso. Isso pode ajudá-lo a evitar dores e tensões sobre os tecidos moles que podem ocorrer devido aos movimentos repetitivos ou às posições desconfortáveis por tempo prolongado.
Faça uma pequena pausa pelo menos uma a duas vezes por hora enquanto cuida do seu jardim. Nesses momentos, tente se alongar ou relaxar em uma cadeira confortável.
5. Tenha uma garrafa de água à mão. Suas plantas não são as únicas que precisam de muita água! Manter-se bem hidratado é importante para a saúde das articulações, pois pode melhorar a circulação e reduzir a rigidez articular.2-3 Beber bastante água durante os momentos que cuida de seu jardim também pode evitar vertigens e tonturas que, às vezes, acontecem quando as pessoas mudam de posição e se levantam muito rapidamente.
Portanto, certifique-se de levar uma garrafa de água em seu material de jardinagem, especialmente em dias quentes e ensolarados. Você saberá que está bebendo água suficiente se a sua urina for de uma cor de palha clara ou cor de limonada.4-5
6. Controle a sua saúde diária. Problemas crônicos de saúde afetam mais do que apenas suas habilidades de jardinagem. Não importa quais sejam seus hobbies e interesses, certifique-se de manter o controle de sua saúde geral, seguindo os conselhos do seu médico, tendo um sono de boa qualidade e se alimentando de forma saudável.
É possível para muitas pessoas cultivar um jardim (e se divertir ao fazê-lo), mesmo com a presença de artrite ou de alguma outra condição de dor crônica. Às vezes, tudo o que é preciso são alguns ajustes simples na maneira como você cuida de suas plantas!