— Not an actual doctor/patient

Quais são os riscos da cirurgia de artroplastia de joelho?

Realizar qualquer procedimento cirúrgico demanda potenciais riscos e complicações. Se você estiver considerando uma artroplastia de joelho, aqui estão algumas coisas que deve saber.
5 de Outubro de 2020 | 10 minutos de leitura

Milhões de pessoas que sofrem de dor no joelho e artrite obtêm alívio e restauram a mobilidade através da artroplastia total de joelho. Em todo o mundo, centenas de milhares de procedimentos de artroplastia de joelho são realizados todo ano. No entanto, como em qualquer cirurgia de grande porte, a artroplastia de joelho envolve possíveis complicações e riscos durante e após o procedimento. Sua equipe de atendimento toma muitas precauções para prevenir e controlar os seguintes possíveis riscos:

Reação à anestesia

Seu anestesista é um especialista em medicamentos que ajudarão a relaxar e controlar a sua dor durante e após a cirurgia. Você e o seu anestesista se encontrarão antes de sua hospitalização ou de seu procedimento cirúrgico para determinar o tipo de anestésico que é mais apropriado para você. Siga rigorosamente as orientações do seu cirurgião a respeito de alimentos e bebidas antes da cirurgia. Os efeitos colaterais mais comuns relacionados à anestesia incluem náuseas, vômitos e dores de cabeça (todos os quais geralmente podem ser aliviados com medicação). Pergunte ao seu cirurgião e ao seu anestesista a respeito de todos os riscos associados aos anestésicos.

Infecção

Os locais de incisão cirúrgica e/ou osso e tecido ao redor dos implantes de joelho podem ser infectados, o que pode retardar a recuperação e até mesmo exigir que outra cirurgia seja realizada para remover e/ou substituir os implantes. Fale com o seu cirurgião sobre os potenciais riscos e complicações de infecções. Após a artroplastia de joelho, o seu médico pode prescrever antibióticos preventivos antes da realização de procedimentos odontológicos ou cirúrgicos, os quais poderiam possibilitar a entrada de bactérias na corrente sanguínea. Antes de fazer outros procedimentos, fale com o seu cirurgião e o seu dentista para verificar a necessidade de continuação dos antibióticos preventivos.

Coágulos sanguíneos

O risco de coágulos sanguíneos nas veias da perna está relacionado a alterações no fluxo sanguíneo que ocorrem durante a cirurgia do joelho. Os medicamentos para afinamento do sangue prescritos pelo seu médico são normalmente usados para melhorar o fluxo sanguíneo e reduzir o risco de formação de coágulos. Durante o exame inicial, o seu médico irá avaliar fatores como o seu peso e histórico cardiovascular para escolher o melhor anticoagulante para você. No hospital, meias elásticas ou meias de compressão podem ser usadas para reduzir ainda mais esse risco. Após a cirurgia, você será incentivado a se movimentar e se exercitar para evitar a formação de coágulos sanguíneos.

Danos aos vasos sanguíneos, ossos ou nervos próximos

Para ajudar a minimizar os danos que podem ocorrer nos vasos sanguíneos, ossos e nervos dentro e ao redor da incisão, os cirurgiões usam ferramentas de precisão, guias e técnicas cirúrgicas altamente refinadas. Danos aos nervos, embora raros, podem causar irritação e dor após a cirurgia.

Dor persistente

Não há garantia de que a artroplastia de joelho o livrará da dor.

Afrouxamento, desgaste ou quebra do implante de joelho

Os implantes de joelho podem afrouxar, as peças podem se desgastar e, em raros casos, pode haver ruptura do implante. Tais ocorrências são normalmente acompanhadas de dor e/ou perda de função, podendo exigir cirurgia adicional.

Pneumonia

A pneumonia é um fator de risco em cirurgias de grande porte, especialmente em pacientes mais velhos. A pneumonia pós-operatória está relacionada à imobilidade e à tendência dos pacientes em usar menos sua capacidade pulmonar total após o procedimento. Portanto, a reabilitação respiratória é um componente fundamental para a sua recuperação. Um terapeuta respiratório trabalhará com você enquanto estiver no hospital para mostrar como tossir, realizar exercícios respiratórios e usar dispositivos como o espirômetro de incentivo para ajudar a manter seus pulmões limpos.

Você receberá um documento de consentimento para assinar antes de sua cirurgia. Este documento normalmente explica em detalhes os riscos conhecidos, tanto os maiores quanto os menores. Leia o documento cuidadosamente, e converse com seu médico a respeito de quaisquer dúvidas ou preocupações que tenha antes de assinar.

A cirurgia de artroplastia de joelho é uma decisão sua com base no conselho do seu cirurgião, na opinião de familiares e amigos e ao se considerar com cuidado os fatos, benefícios e riscos envolvidos.

Essas informações de risco e considerações cirúrgicas destinam-se à orientação geral e cada dispositivo pode apresentar riscos e/ou complicações únicos e específicos. O seu cirurgião deve consultar a documentação completa do dispositivo em relação a contraindicações específicas.

Quando a cirurgia de artroplastia de joelho não é apropriada

Dados os riscos, o seu médico pode decidir que a cirurgia de artroplastia de joelho não é apropriada se:

  • Você tiver uma infecção ou um histórico de infecção
  • Você não tiver osso suficiente ou o osso não for forte o bastante para suportar o seu novo joelho
  • Houver nervos lesionados em sua área do joelho
  • Houver músculos do joelho lesionados ou não funcionais
  • Seu joelho estiver gravemente instável
  • Seus ossos não estiverem totalmente crescidos ou desenvolvidos
  • Houver perda óssea perceptível ou uma diminuição grave da massa óssea (osteoporose)
  • Sua articulação do joelho tiver sido previamente fundida e for estável, funcional e não houver presença de dor
  • Você tiver artrite reumatoide e histórico de lesões cutâneas ou se elas estiverem ativas (devido ao aumento do risco de infecção)
Por favor, deixe-nos saber o quão útil este artigo foi para você

Obrigado por avaliar este artigo.