Se outros métodos de tratamento não foram bem sucedidos, dependendo do seu diagnóstico, a cirurgia pode ser uma opção para aliviar a dor no quadril e a mobilidade. Existem várias opções cirúrgicas disponíveis, todas destinadas a ajudar na restauração de sua mobilidade, no alívio da dor que sente e na melhora de sua qualidade de vida. Fale com o seu cirurgião sobre o que pode ser adequado para você.
Durante a cirurgia de artroplastia total de quadril, as superfícies ósseas e as cartilagens danificadas são removidas e substituídas por implantes. Uma artroplastia total de quadril padrão tem quatro partes: um componente acetabular, liner, cabeça femoral e haste. O componente acetabular é feito de metal e se encaixa na cavidade arredondada natural do quadril. Um liner, feito de um plástico de grau médico chamado polietileno, se encaixa dentro do componente acetabular. A parte superior do fêmur é substituída por uma cabeça femoral de metal, ou cerâmica, a qual é então presa a uma haste metálica que se encaixa no osso da coxa (fêmur).
Estes implantes são projetados para imitar a ação de sua articulação natural do quadril, ajudando a restaurar o movimento e reduzir o contato ósseo sobre osso dolorido.
A cirurgia na parte anterior do quadril usa os mesmos implantes que a cirurgia de artroplastia total de quadril, mas requer menos corte dos tecidos ao redor do quadril. Durante a cirurgia tradicional de artroplastia de quadril, uma incisão de oito a doze polegadas é feita na lateral ou na parte de trás da perna. Com a cirurgia na parte anterior do quadril, o seu médico fará uma incisão de três a seis polegadas. Este procedimento também permite que o seu cirurgião preserve o tecido que mantém sua articulação firme, o que pode ajudar a minimizar o risco de deslocamento após a cirurgia.
Outro tipo de procedimento de artroplastia de quadril é chamado de recapeamento do quadril. Na artroplastia total tradicional do quadril, a parte superior do fêmur e a cavidade arredondada (acetábulo) danificada são removidas. Elas são então substituídas por componentes metálicos, plásticos e/ou cerâmicos. Com o recapeamento do quadril, a parte superior do fêmur não é removida. É aparada e coberta com uma cobertura de metal lisa. O osso e a cartilagem danificados no acetábulo são removidos e substituídos por um invólucro de metal, normalmente forrado com um inserto (insert) semelhante a plástico.
Pode ser difícil lidar com a perspectiva de realizar qualquer um dos tratamentos listados acima. Seja sincero com o seu médico e com a sua família a respeito de como se sente sobre isso. Como ocorre com muitos outros procedimentos, existem riscos associados à artroplastia de articulação, como você pode ver abaixo. Juntos, você e seu cirurgião podem discutir sobre esses riscos e encontrar um tratamento adequado para você.
Alguns dos riscos associados à artroplastia de articulação incluem infecção, desgaste, fratura do implante ou do osso, afrouxamento, dano aos nervos e migração (movimento) de implantes. Alguns pacientes continuam a sentir alguma dor após a artroplastia. Os resultados individuais da cirurgia articular variarão. Os seus resultados dependerão de suas circunstâncias pessoais. Quanto tempo uma artroplastia de quadril durará varia de um paciente para outro, dependendo de muitos fatores, como a condição física do paciente, o nível de atividade e peso corporal e de sua adesão às orientações médicas. As próteses articulares não são tão fortes ou duráveis quanto as articulações naturais e saudáveis, e não há garantia de que uma articulação protética durará o resto da vida de um paciente. Todas os implantes de quadril podem precisar ser substituídos em algum momento. Fale com o seu cirurgião sobre estes e outros riscos associados à artroplastia de articulação.
Para saber mais sobre os riscos da cirurgia de artroplastia de quadril, clique aqui.