De que materiais são feitos os implantes ortopédicos?

Você já se perguntou do que são feitos os implantes ortopédicos? Materiais altamente desenvolvidos, chamados biomateriais, são usados para fazê-los, e têm uma longa história de sucesso clínico.

4 de Outubro de 2020 | 3 minutos de leitura

Os implantes ortopédicos podem ser bastante complexos, e os materiais utilizados para fazê-los, chamados biomateriais, são altamente desenvolvidos. Novos materiais exigem testes extensivos antes que possam ser usados em um implante ortopédico. Os materiais mais utilizados têm um longo histórico de uso clínico com grande sucesso.

Existem muitos biomateriais diferentes, e não há nenhum biomaterial único que seja melhor para todos os implantes e todos os pacientes. Os requisitos específicos do material de um implante variam dependendo de como o implante é projetado para ser usado.

Um implante ortopédico tem um trabalho desafiador. À medida que você faz suas atividades diárias, um implante encontrará forças mecânicas que o empurram, puxam, dobram, raspam e o desgastam. Tais forças podem fazer com que partes do implante quebrem ou se desgastem ao longo do tempo. O implante também fica exposto aos muitos produtos químicos naturais dentro do corpo humano. Alguns desses produtos químicos podem ter uma ação corrosiva sobre alguns materiais. Para que um implante seja capaz de exercer o seu papel nestas condições, ele deve ser projetado para lidar com todos esses fatores. Lembre-se, no entanto, que os implantes médicos são artificiais e não tão fortes quanto o osso saudável e natural. Os implantes podem se desgastar, soltar ou quebrar, e é importante discutir esses riscos potenciais com o seu cirurgião.

Se um implante é projetado para substituir uma articulação, ou ajudar a reparar uma fratura, várias características físicas e biológicas são importantes na seleção do material para o implante. Por exemplo, um implante deve ser suficientemente forte, flexível e resistente ao desgaste. Mas isso não significa que o material mais forte ou o material mais flexível será a melhor escolha.

O material de implante ideal deve ter características físicas que correspondam às do osso que está substituindo ou reforçando. Afinal, os implantes ortopédicos estão presos aos ossos, e eles devem trabalhar com seus ossos para restaurar a função. Isso geralmente requer um equilíbrio de características físicas. Seus ossos, por exemplo, são fortes, mas flexíveis. É esta combinação que os ajuda a suportar forças tão grandes quanto várias vezes o seu peso.

Obviamente, as características físicas são importantes para os materiais ortopédicos, mas as características biológicas são igualmente importantes. Quando falamos de características biológicas, queremos dizer o efeito biológico que o material tem no corpo, bem como o efeito que o corpo tem sobre o material.

  • Muitos implantes ortopédicos são feitos de um metal, como o cromo cobalto e titânio.
  • Existem também implantes feitos de plástico (polietileno). Alguns desses implantes podem ser infundidos com vitamina-E, que em alguns casos demonstraram proporcionar maior resistência, estabilidade e uso ao longo do tempo.1
  • Alguns implantes metálicos incluem uma estrutura porosa projetada com furos nos quais seu osso pode crescer, superfícies ásperas para ajudar na fixação inicial e/ou revestimentos.

Se você está considerando a artroplastia de articulação, certifique-se de conversar a respeito de suas opções com seu médico. Ele pode aconselhar quais produtos são adequados para o seu caso específico.

Referências
  1. Testes laboratoriais internos da Zimmer Biomet: Zimmer ZRR _WA_2409_11, Zimmer ZRR_WA_2580_12, Zimmer ZRR_WA_2537_12, Zimmer TM1140.98, Zimmer ZRR_WA_2403_11, Zimmer ZRR_WA_2551_12.
Por favor, deixe-nos saber o quão útil este artigo foi para você

Obrigado por avaliar este artigo.