Então o seu médico disse que você precisa de cirurgia de artroplastia de articulação... E agora?

Você pode estar se perguntando o que acontece entre o momento em que decide substituir uma articulação e a cirurgia em si. Neste artigo, um cirurgião ortopédico compartilha o que você deve esperar. 

12 de Outubro de 2020 | 4 minutos de leitura

Com base em sua história de sucesso e de resultados em longo prazo, a cirurgia de artroplastia de articulação, como a artroplastia de quadril e a de joelho, tornou-se um procedimento muito comum com resultados que podem ser reproduzidos. No entanto, os pacientes devem estar cientes que estas são operações de grande porte que podem demandar um longo tempo de recuperação e potenciais riscos cirúrgicos. Converse com o seu cirurgião a respeito desses potenciais riscos. Exatamente por isso, tais procedimentos são realizados principalmente em pacientes com artrite óssea em estágio final, para os quais o tratamento conservador não funcionou. A maioria dos pacientes sente dor diariamente e apresentam limitações de caminhada e de atividade. 

Agende a cirurgia

Durante a sua consulta, o seu cirurgião ortopédico confirmará se você é um candidato adequado para a cirurgia de artroplastia de articulação. Ele deve revisar o procedimento com você, discutir os riscos e benefícios envolvidos e falar sobre a recuperação pós-operatória. Um assistente de agendamento ou enfermeiro também irá vê-lo para abordar o procedimento mais detalhadamente, bem como as etapas necessárias antes da cirurgia.

Para os pacientes que já cogitaram a artroplastia de articulação, muitos estão prontos para escolher uma data para a cirurgia no dia desta consulta. No entanto, se você não estiver pronto para escolher uma data, não se preocupe. A maioria dos cirurgiões fornece materiais educativos e um número de contato para ligar se você decidir agendar a cirurgia em uma data posterior. Também é possível agendar uma consulta de acompanhamento para discutir o procedimento em mais detalhes, após você ter realizado a sua própria pesquisa.

Verifique a sua saúde geral

Caso decida que a artroplastia de articulação é a opção certa para você, a próxima etapa do processo pré-operatório é garantir que a sua condição médica geral esteja boa. Para os pacientes que já têm boas condições de saúde, em geral, é necessária a realização de um hemograma de rotina, um ECG e uma liberação médica pré-operatória fornecida por um clínico geral ou por seu médico de família. Para pacientes que apresentem problemas médicos crônicos, pode ser necessária uma liberação médica adicional de outros especialistas, como um cardiologista, por exemplo.

Participe de aulas de orientação

Atualmente, muitos centros que realizam artroplastia de articulação recomendam que seja realizada uma aula de orientação pré-operatória antes da cirurgia. Esse tipo de orientação geralmente ocorre no hospital em que a sua cirurgia será realizada. O objetivo dessa aula é ajudar na preparação para a cirurgia, fornecendo uma melhor compreensão do que se deve esperar após a cirurgia, bem como auxiliar nos cuidados pós-operatórios apropriados.

O seu cirurgião também pode recomendar a pré-habilitação. Pré-habilitação significa fisioterapia pré-operatória. O foco da pré-habilitação são exercícios que ajudarão a preparar o seu corpo tanto para a cirurgia quanto para a recuperação. 

Aumentando a resistência antes da cirurgia de artroplastia de articulação

Trabalhe com seu o plano de saúde/seguro saúde

Do ponto de vista financeiro, a artroplastia de articulação é considerada um procedimento eletivo. No entanto, muitas vezes tal procedimento é coberto pelos planos de saúde. Uma vez que tenha sido determinada uma data para a cirurgia, a equipe que cuida da parte de cobrança dos cirurgiões lhe ajudará a verificar se a sua operadora de plano de saúde/seguro saúde autoriza o procedimento. Esta autorização é baseada na documentação que o seu cirurgião fornece, demonstrando que você é um candidato apropriado para a cirurgia de artroplastia de articulação, com base em seus raios-X e histórico médico. Seu cirurgião também enviará seu histórico médico para comprovar que você já tentou outras opções de tratamento conservador, os quais não conseguiram fornecer alívio para sua dor. Para muitos pacientes, os seus gastos incorridos se limitarão ao que for coberto por seu seguro saúde/plano de saúde. 

Prepare-se para a cirurgia

No dia anterior ao seu procedimento, o hospital entrará em contato com você para confirmar sua cirurgia e a que horas deverá chegar no dia da cirurgia. Em geral, não se deve comer ou beber depois da meia-noite. Na maioria dos casos, será necessário que você chegue algumas horas antes do procedimento agendado. 

O seu cirurgião estará disponível antes do procedimento para sanar quaisquer dúvidas adicionais que você tenha e para garantir que os formulários de consentimento cirúrgico sejam preenchidos. Neste momento, o cirurgião marcará a perna a ser operada. Você também se reunirá com o anestesista para discutir o tipo mais adequado de anestesia.

O procedimento cirúrgico geralmente leva uma ou duas horas com anestesia e posicionamento do paciente. Após o procedimento, você será transferido para uma sala de recuperação onde permanecerá por mais uma ou duas horas para acordar da anestesia, conforme esperado. Assim que for transferido para o seu quarto, você poderá encontrar com os seus familiares. No próprio dia em que a cirurgia for realizada, você poderá ficar em pé e se movimentar. O tempo de hospitalização dependerá do seu plano pré-operatório e da sua condição após a cirurgia.

Escrito por Thomas J. Aleto, médico
Cirurgião ortopédico
Consultor contratado pela Zimmer Biomet

O dr. Thomas J. Aleto é um cirurgião ortopédico credenciado pelo Conselho de Medicina em Columbia, Missouri. É especializado em cirurgia de artroplastia de quadril e joelho.

Por favor, deixe-nos saber o quão útil este artigo foi para você

Obrigado por avaliar este artigo.