— Not an actual patient

Aumentando a resistência antes da cirurgia de artroplastia de articulação

Você já se perguntou se poderia fazer algo agora para preparar os seus músculos para a cirurgia articular? Veja algumas ideias de um cirurgião ortopédico para você.

8 de Outubro de 2020 | 5 minutos de leitura

Talvez, ao envelhecermos, muitos de nós precisem realizar a cirurgia de artroplastia de articulação. Queremos permanecer ativos e, às vezes, a artroplastia de articulação é uma solução que nos ajuda a manter a nossa mobilidade. Além disso, a nossa tendência é ter maiores expectativas em relação à qualidade de vida que esperamos depois da realização da cirurgia.

Se a cirurgia já está agendada, ou é uma possibilidade, uma pergunta muito frequente entre os pacientes é: O que posso fazer hoje para ajudar em minha mobilidade futura? A resposta curta a esta pergunta é: Podemos fazer quase qualquer coisa que não seja dolorosa. Em relação aos exercícios aeróbicos, os de baixo ou sem impacto tendem a ser mais bem tolerados. Eu, muitas vezes, recomendo que os meus pacientes tentem andar de bicicleta ou façam exercícios aquáticos como, por exemplo, nadar ou simplesmente andar dentro de uma piscina.

Fazer exercícios é importante para preparar o nosso corpo para a cirurgia programada. Praticar exercícios físicos antes da cirurgia têm dois propósitos: 1. Preparar nossos músculos para a cirurgia, o que pode encurtar o período de recuperação depois, e 2. Nos familiarizar com muitos dos exercícios que faremos após a cirurgia.

A maioria dos exercícios sobre os quais converso com meus pacientes requer pouco ou nenhum equipamento para sua realização, além de poder ser feitos em casa sem nenhum problema. Alongar seus músculos posteriores da coxa, a panturrilha e flexor do quadril traz benefícios enquanto você se prepara para a cirurgia. Se você tiver problemas para conseguir alongar, fale com o seu médico. Ele pode ajudar a identificar os motivos para isso ocorrer, como um esporão ósseo que pode limitar sua capacidade de alongar completamente, além de oferecer alternativas para seus problemas.

Não é incomum experimentar algum desequilíbrio muscular que tenha surgido devido à artrite. Também é normal que seus músculos se sintam fracos após a cirurgia. Então, fortalecê-los e torná-los mais equilibrados antes da cirurgia pode ajudar a suavizar a sua recuperação.

Os exercícios de peso corporal concentram-se em grupos musculares específicos. Você pode fazer exercícios de quadríceps, como séries de quadríceps, exercícios de quadríceps de arco curto e até mesmo elevações de perna estendida (que também trabalhará seus flexores do quadril e core). A parte inferior de suas pernas e o equilíbrio podem ser trabalhados com as elevações de panturrilha com as duas pernas ou com uma perna só. Seus quadris e o core podem ser trabalhados através de exercícios de séries de glúteos, elevações de quadril, pranchas e inclinações pélvicas.  

aumentando a resistência antes da cirurgia Elevação pélvica
aumentando a resistência antes da cirurgia Elevação dupla de panturrilha
aumentando a resistência antes da cirurgia Prancha
aumentando a resistência antes da cirurgia Elevação de perna estendida
aumentando a resistência antes da cirurgia Séries de quadríceps

Outra coisa a considerar, é que você provavelmente usará um andador, bengala ou muletas nas semanas seguintes à cirurgia. Fortalecer os seus braços com exercícios como, por exemplo, flexões de braço em posição sentada e curls de bíceps/tríceps pode facilitar o uso de dispositivos auxiliares para caminhar.

É claro que o seu cirurgião ou o hospital pode ter um programa mais específico para que você realize. Siga as orientações dadas pelo profissional que lhe acompanhe, e pergunte se os exercícios acima são adequados para você antes de experimentá-los. Informe o seu médico caso sinta dor ao realizar algum desses exercícios ou os recomendados pelo seu cirurgião.

Escrito por Brian D. Lewis, médico
Cirurgião ortopédico
Consultor contratado pela Zimmer Biomet

O dr. Brian D. Lewis é um cirurgião ortopédico credenciado pelo Conselho de Medicina e especialista em preservação do quadril, que atua em Raleigh e Durham, Carolina do Norte. Ele também é professor assistente na Duke University especializada em cirurgia de preservação do quadril.

Por favor, deixe-nos saber o quão útil este artigo foi para você

Obrigado por avaliar este artigo.