Se você e o seu cirurgião decidirem pela artroplastia de articulação, uma data será agendada para a sua cirurgia. Várias coisas podem fazer parte de sua preparação para a cirurgia. Por exemplo, seu cirurgião pode pedir a realização de um exame físico. Isso ajudará a garantir que outros problemas de saúde que você possa ter, como diabetes ou pressão alta, sejam identificados e tratados antes da cirurgia.
O seu médico pode sugerir que você perca peso e faça exercício. Caso fume, não se esqueça de falar sobre isso com o médico, pois fumar pode aumentar perigosamente os riscos cirúrgicos e retardar o processo de cicatrização.
Você também deve finalizar qualquer tratamento odontológico que possa estar em andamento para evitar que os germes em sua boca entrem na corrente sanguínea e infectem a articulação. Talvez seja necessária uma transfusão de sangue durante a cirurgia, portanto, seu cirurgião, por garantia, pode fazer um pedido no banco de sangue. Se preferir, ou caso o seu cirurgião ache necessário, você pode doar seu próprio sangue com antecedência para reduzir o risco de seu corpo reagir à transfusão de sangue.
Outra coisa que talvez queira pensar com antecedência são os aspectos financeiros da cirurgia. Quanto, se for o caso, o seu plano de saúde cobrirá? Quais podem ser alguns custos sobre os quais ainda não tenha pensado?
Saiba mais sobre a anatomia da sua articulação. Talvez seja útil entender como a sua articulação natural funciona e como a cirurgia se destina a ajudar na redução de sua dor. O seu cirurgião pode fornecer materiais educativos. Você também pode encontrar mais informações clicando em um link abaixo:
Prepare perguntas para o seu médico. Você pode imprimir a lista de perguntas que se encontra no link abaixo e levá-la em sua próxima consulta. Anote as orientações que o seu cirurgião der a respeito de como se preparar para a cirurgia e consulte-as quando estiver em casa.
Peça ajuda a amigos e familiares. Você pode precisar de ajuda para tomar banho, usar o banheiro, preparar refeições, lavar roupa ou fazer tarefas domésticas, fazer compras, ir ao consultório médico e se exercitar por várias semanas. Entre em contato com familiares ou amigos com antecedência para tomar as providências necessárias. Se você não tiver alguém para ajudá-lo em casa, pergunte ao seu médico sobre cuidadores domiciliares. A fundação Arthritis Foundation também tem uma rede de apoio que pode fornecer suporte emocional. Consulte https://arthritisaustralia.com.au/ para obter mais informações. Em muitas áreas, também existem empresas que oferecem suporte doméstico.
Prepare a casa para sua recuperação. Armazene itens usados com frequência, como materiais de limpeza, alimentos, controles remotos, medicamentos e materiais de leitura em locais de fácil acesso. Evite prateleiras muito altas ou muito baixas, pois estas podem exigir que você use um banquinho ou ajoelhe-se.
Planejamento de refeições.Faça e congele refeições ou compre alimentos congelados antes da cirurgia para que a preparação das refeições seja mais fácil e exija menos esforço. Você deve planejar uma quantidade suficiente de refeições para pelo menos uma semana.
Verifique a segurança de sua casa para evitar quedas ou tropeços. Prenda cabos elétricos e telefônicos na parede, retire os tapetes e coloque uma esteira antiderrapante dentro do local em que toma banho. Pode ser uma boa ideia preparar uma cama no andar térreo de sua casa para evitar subir escadas. Se possível, tenha uma cadeira elevada ou uma cadeira alta com braços em todos os cômodos.
Preparar a sua casa antes da cirurgia pode fazer uma grande diferença em sua recuperação. Algumas ideias incluem:
Talvez, o seu cirurgião não recomende que você tome aspirina ou medicamentos anti-inflamatórios não esteroides por algumas semanas antes da cirurgia. Você pode tomar medicamentos com paracetamol. Fale com o seu cirurgião a respeito disso.
Compre ou peça emprestado quaisquer equipamentos especiais que o seu cirurgião recomendar. Tais itens podem incluir uma cadeira sanitária elevada e pequenos dispositivos, como um pegador de objetos. Você pode encontrar esses itens na maioria das seções de suprimentos hospitalares de grandes farmácias ou na internet. Pratique o uso desses itens em casa.
Se você estiver tomando algum medicamento, faça uma lista incluindo o nome, a dose e a frequência de tal medicação. E não se esqueça de levar essas informações com você quando se registrar no hospital.
Talvez você precise comparecer ao hospital ou à clínica de três a nove dias antes de sua cirurgia. Dependendo do país em que mora, podem ser necessários preparativos como verificação de cobertura de plano de saúde ou seguro saúde, exames laboratoriais, raios-X e eletrocardiograma (ECG). Verifique com o seu cirurgião o que é necessário em seu caso.
É provável que queira pagar contas, encontrar um lar temporário para seus animais de estimação e interromper a entrega do seu jornal. Se você estiver indo para um centro de reabilitação depois de receber alta do hospital, pode pedir aos correios a interrupção temporária do envio da correspondência.
Alguns supermercados e farmácias fornecem serviços de entrega em casa. Isso facilitará caso precise de mantimentos ou medicamentos ao voltar para casa após a cirurgia. Ligue para supermercados e farmácias para verificar se eles fornecem serviços de entrega e se há cobrança de taxa.
Fazendo as malas para o hospital. Abaixo está uma lista de coisas que você pode querer levar para o hospital quando for realizar a sua cirurgia. Recomendamos que deixe seus pertences pessoais com membros da família até depois da cirurgia ou na sala designada para a qual retornará ao final da cirurgia.
Provavelmente, o seu cirurgião não permitirá que você coma ou beba líquidos (nem mesmo água) após a meia-noite. Converse a respeito disso com ele. O anestesista pode prescrever um medicamento para você tomar na noite anterior à cirurgia.
Um pouco de tempo gasto para a sua preparação e a de sua casa antes da cirurgia pode fazer uma grande diferença. Para mais informações, entre em contato com o seu cirurgião ou leia: