O seu IMC e a cirurgia de artroplastia de articulação

Se você estiver considerando a cirurgia de artroplastia de articulação, o seu médico pode conversar a respeito dos efeitos de seu IMC sobre a sua capacidade de se submeter à operação.
5 de Outubro de 2020 | 5 minutos de leitura

O índice de massa corporal (IMC) de uma pessoa é uma medida da gordura corporal, em um adulto, conforme descrito pelos Institutos Nacionais de Saúde. Tal índice é calculado usando sua altura e peso, os quais podem ser facilmente obtidos durante uma consulta médica. O IMC é utilizado para classificar os adultos em grupos: baixo peso (IMC <18,5), peso normal (IMC 18,5-24,9), sobrepeso (IMC 25-29,9), obesidade (IMC >30). A categoria de obesidade possui outros subgrupos: moderadamente obesos (IMC 30-34,9), obesos severos (IMC 35-39,9), obesos muito severos (IMC 40-44,9), obesos mórbidos (IMC 45-49,9), superobesos (IMC 50-59,9) e super-superobesos (IMC 60 e acima).

O seu IMC pode impactar profundamente a sua capacidade de passar por um procedimento cirúrgico, bem como de tolerar a cirurgia, especialmente nos subgrupos da categoria obesos. A obesidade tem sido associada a um risco aumentado de complicações durante muitos tipos de cirurgia, sendo que o tipo mais estudado é a cirurgia de artroplastia de articulação. 

Uma revisão de vários artigos publicados sobre este tema mostra que pacientes obesos (IMC >30) submetidos à artroplastia de articulação apresentaram 1,7 vezes mais chances de complicações do que os pacientes com IMC <30.1-3  Tal fato foi observado de forma mais contundente nos subgrupos de obesidade. Pacientes com IMC >35 têm 2,2 vezes mais chances de apresentar complicações.1-3 Pacientes com IMC >40 têm 3,7 vezes mais probabilidade de sofrer complicações. E pacientes com IMC >50 são 21 vezes mais propensos a ter complicações.1-3

Agora, você pode estar se perguntando de que tipo de complicações estamos falando? Essas complicações podem incluir problemas durante ou após a cirurgia, como infecção, problemas de cicatrização de feridas, fratura intra-operatória, lesão no nervo e até mesmo um risco aumentado de desenvolver coágulos sanguíneos. As complicações podem continuar a ocorrer muito tempo após a cirurgia e incluem luxação do quadril, infecção tardia, afrouxamento da prótese e aumento do risco de cirurgias adicionais.

Essas informações são extremamente importantes, pois algumas dessas complicações podem ter um tremendo impacto em sua recuperação e no sucesso da cirurgia de substituição articular. Elas podem levar a hospitalizações prolongadas, maior necessidade de medicamentos e serviços adicionais e até mesmo à necessidade de retornar à sala de cirurgia. Uma infecção em uma artroplastia total da articulação provavelmente exigirá um retorno à sala de cirurgia e, em muitos casos, pode ser necessária uma cirurgia adicional para retirar o implante por um período de tempo para livrar seu corpo da infecção e, em seguida, outra cirurgia para colocar um implante articular de volta. Infelizmente, em um paciente obeso, pode ser mais difícil se livrar da infecção e pode aumentar a probabilidade de uma cirurgia adicional.

Devido ao aumento dos riscos da realização de uma cirurgia de artroplastia de articulação em pacientes obesos, muitos cirurgiões, hospitais e sistemas de saúde podem ter adotado políticas relativas à adequação da cirurgia baseada no IMC. É importante conversar com seu cirurgião sobre o seu IMC e como isso pode influenciar em sua capacidade de se submeter com segurança à cirurgia de substituição articular. O seu médico quer o melhor para você, por isso tente não se desanimar, caso ele sugira reduzir o seu IMC antes de prosseguir com a cirurgia de artroplastia de articulação. O seu médico pode fornecer orientação sobre as melhores maneiras para você reduzir o peso. Ele também pode orientar a respeito do controle de outras condições médicas, tais como certificar-se de que o seu diabetes esteja bem controlado, que a sua anemia esteja corrigida e que a sua alimentação seja a mais indicada.

O IMC pode representar um impacto na sua capacidade de se submeter a uma cirurgia de substituição articular sem complicações. No entanto, a colaboração entre o seu cirurgião, a sua equipe e você pode levar à redução desses riscos e, finalmente, a alcançar os mesmos benefícios de qualidade de vida que todos os pacientes esperam obter através da cirurgia de artroplastia de articulação bem-sucedida.

 

Escrito por Brian D. Lewis, médico
Cirurgião ortopédico
Consultor contratado pela Zimmer Biomet

O dr. Brian D. Lewis é um cirurgião ortopédico credenciado pelo Conselho de Medicina e especialista em preservação do quadril, que atua em Raleigh e Durham, Carolina do Norte. Ele também é professor assistente na Duke University especializada em cirurgia de preservação do quadril.

 

Referências
  1. Liu, W., et al. (2015). The influence of obesity on primary total hip arthroplasty outcomes: A meta-analysis of prospective cohort studies. Orthop Traumatol Surg Res. 101(3): 289-96. doi:10.1016/j.otsr.2015.01.011
  2. Kopp, S., et al. (2015). The Impact of Anesthetic Management on Surgical Site Infections in Patients Undergoing Total Knee or Total Hip Arthroplasty. Anesth Analg. 121(5): 1215-21. doi: 10.1213/ANE.0000000000000956
  3. Malinzak, R., et al. (2009, July 15). Morbidly obese, diabetic, younger, and unilateral joint arthroplasty patients have elevated total joint arthroplasty infection rates. J Arthroplasty. 24(6 Suppl): 84-8. doi: 10.1016/j.arth.2009.05.016

 

Por favor, deixe-nos saber o quão útil este artigo foi para você

Obrigado por avaliar este artigo.