A perspectiva de se submeter a uma cirurgia de grande porte pode ser assustadora. Alguns pacientes já passaram por esse processo antes, enquanto outros estão vivenciando isso pela primeira vez. O seu cirurgião e sua equipe são seus defensores. Acredite ou não, o seu sucesso é o que faz com que a maioria dos cirurgiões pule de alegria. Não há maior prazer para um cirurgião do que ver os pacientes retornarem ao consultório satisfeitos com a cirurgia, aliviados em relação ao que antes era uma dor que os debilitava.
Existem medidas preparatórias que você pode tomar para tornar a experiência geral mais suave. Se pensar a respeito, esse período de um pouco mais de uma hora que levará para substituir sua articulação na sala de cirurgia é pouco em comparação com a quantidade de tempo que você passou decidindo se faria uma cirurgia e a quantidade real de tempo que você levará para se recuperar.
Aqui estão alguns pensamentos que surgem ao começar a planejar a recuperação:
Dor. A dor é um medo válido e, infelizmente, é uma parte inevitável da cirurgia. Apesar dos avanços excepcionais nos cuidados médicos e tratamentos cirúrgicos, o ato de criar uma incisão, remover as partes afetadas e implantar o componente causará dor. É sempre útil lidar com o fato de que este não será um processo livre de dor. O objetivo da sua equipe cirúrgica é diminuir a medida dessa dor de forma segura.
Em um esforço para evitar a prescrição excessiva de opiáceos contra a dor, muitos médicos estão fazendo a transição para outros meios de tratamento. Isso geralmente inclui diferentes prescrições, como anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) e medicamentos que ajudam a combater a dor neuropática. Alguns cirurgiões optarão por administrar soluções de substâncias entorpecentes nos tecidos em torno de sua substituição articular durante a cirurgia, o que pode ajudar com a dor inicial. Outros métodos de alívio da dor, como gelo e massagem muscular suave, também podem ser úteis. Iniciar precocemente as sessões de fisioterapia para promover a movimentação articular também pode ser de grande ajuda, porque frequentemente notamos que uma articulação rígida é uma articulação dolorida. Fale com o seu cirurgião sobre o seu plano de controle da dor, porque estar preparado para o que está por vir é útil.
A rede de cooperação. Para muitas pessoas é difícil imaginar ter dificuldade em se levantar para ir ao banheiro ou para tomar um copo de água. Para pacientes submetidos à cirurgia de membros inferiores (como o quadril ou joelho), é importante ter alguém com quem contar durante os primeiros dias após tal procedimento. No mínimo, você precisará de ajuda com as refeições, para se deslocar e, possivelmente, até com tarefas de higiene e para se vestir. O nível de ajuda necessária varia muito. Alguns pacientes têm mais facilidade durante os primeiros dias, enquanto outros experimentam um choque bastante grande. O melhor é estar preparado para os desafios que podem surgir. Pense em alguém que você confia que estaria disposto a lhe ajudar. Esse membro da família ou bom amigo também pode ser uma fonte de motivação enquanto você se recupera. Caso conheça uma pessoa que já tenha realizado a artroplastia de quadril ou de joelho, talvez seja uma boa ideia perguntar a respeito de sua experiência. Ela vai entender o que você está prestes a passar e pode lhe oferecer uma visão única sobre isso.
Permanência no hospital. O período de sua hospitalização pode variar. A maioria dos pacientes submetidos à artroplastia de quadril ou joelho não precisa ficar no hospital por muito tempo. Em geral, os pacientes ficam no hospital por uma ou duas noites. Durante esse tempo, eles trabalham com fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais para garantir que possam se deslocar e desempenhar funções básicas do dia a dia. Quando certos objetivos são atingidos, os pacientes vão para casa para continuar a recuperação.
Muitas vezes, se você for um paciente razoavelmente saudável, ficar no hospital não agregará muito valor à sua experiência cirúrgica. Esta decisão deve ser tomada com o seu cirurgião. Em geral, isso dependerá do seu histórico médico e da saúde geral, se o seu plano de saúde cobre ou não procedimentos de artroplastia de articulação ambulatorial, além da sua capacidade de lidar com a ideia de ir para casa logo após a cirurgia. Os custos com cuidados de saúde aumentam cada dia mais, e por isso é importante gerenciá-los com sabedoria. Mas, em última análise, a sua segurança vem em primeiro lugar.
Voltando à vida. A pergunta que não quer calar é: quando estarei ativo novamente? Retornar à sua rotina normal depende do que essa rotina inclui. Muitos pacientes já começam a colocar todo o seu peso sobre o quadril ou o joelho no dia da cirurgia. Haverá um certo desconforto no início, o qual gradualmente irá melhorar à medida que os músculos e tecidos ao redor da articulação se recuperem e fortaleçam. Em geral, é possível conseguir andar imediatamente após o procedimento. Na verdade, acredita-se que a movimentação precoce ajude a reduzir o risco de coágulos sanguíneos em suas pernas, o que pode ser uma complicação perigosa. Dependendo da forma como sua cirurgia for realizada, pode haver algumas posições ou movimentos que o seu cirurgião irá preferir que você evite por um período de tempo durante o processo de cicatrização. Também pode haver algumas restrições permanentes de atividade de alto impacto. Pacientes com trabalhos sedentários ou que trabalhem em escritórios podem voltar a trabalhar rapidamente, às vezes na semana seguinte à cirurgia. Outros que realizam trabalho manual ou têm trabalhos fisicamente exigentes levarão mais tempo. Antes de tentar atividades mais desafiadoras, como exercícios ou esportes de baixo impacto, consulte o seu cirurgião para ver se você está pronto. Você provavelmente continuará a melhorar por pelo menos seis meses, então seja paciente!
Resultado final. “Quando estarei normal novamente?” A definição de “normal” é complicada. A cirurgia de artroplastia de articulação pode fazer um ótimo trabalho ao aliviar a dor e restaurar a função, exceto em casos de complicações cirúrgicas ou pós-cirúrgicas. Mas, a realidade é que nenhuma operação pode voltar o relógio para um tempo em que a sua articulação não estava lesionada ou artrítica. Você e sua articulação passaram por muita coisa, e o papel de uma artroplastia de articulação é melhorar a sua vida - não necessariamente torná-la 'perfeita' ou 'normal', da forma como você imagina que isso seja. A artroplastia pode alterar drasticamente a sua qualidade de vida. A artrite é uma condição debilitante e a artroplastia de articulação é uma ótima resposta para muitas pessoas que não melhoraram com medidas menos invasivas.
Sendo assim, ninguém pode negar o fato de que você e suas articulações passaram por uma vida inteira juntos, e que você está prestes a passar por uma grande operação. Se você espera um resultado perfeito, a chance de se decepcionar é imensa. Definir perfeição é algo difícil, pois é um conceito que sempre está mudando. É importante que os pacientes e os cirurgiões sejam sinceros sobre suas expectativas e os riscos da cirurgia de artroplastia, a fim de evitar surpresas. A esmagadora maioria dos pacientes, que realizam a cirurgia de substituição articular, tem ótimo resultado e considera tal experiência compensadora. Leva tempo para melhorar. Então, mantenha-se focado no objetivo final.
Escrito por Guillaume D. Dumont, médico
Cirurgião
ortopédico
Consultor contratado pela Zimmer Biomet
O dr. Guillaume D. Dumont é um cirurgião ortopédico credenciado pelo Conselho de Medicina e especialista em medicina esportiva em Columbia, Carolina do Sul. Ele é especializado no tratamento artroscópico de lesões no quadril, ombro e joelho.