Perguntas e respostas frequentes pós-operatórias
Um cirurgião ortopédico nos mostra algumas perguntas comuns que recebe de seus pacientes e as respostas que ele dá. Sempre siga as orientações do seu próprio cirurgião após qualquer cirurgia.
Um cirurgião ortopédico nos mostra algumas perguntas comuns que recebe de seus pacientes e as respostas que ele dá. Sempre siga as orientações do seu próprio cirurgião após qualquer cirurgia.
Quanto a dirigir, o mais importante é que você se sinta confortável ao volante e ao mexer nos pedais. Também é preciso ter certeza de que nenhum dos seus medicamentos afete a sua capacidade de pensar com clareza ou de reagir de forma adequada. Se isso estiver ocorrendo, é preciso primeiro interromper todos os medicamentos narcóticos para a dor.
Eu aconselho ir a um bom espaço aberto em que não haja tráfego, com outra pessoa, para ter certeza de que se sinta confortável antes de retomar situações normais de condução. Da mesma forma como tudo em sua recuperação, é importante começar gradualmente. Neste caso, faça trajetos curtos e gradualmente dirija até distâncias mais longas, conforme se sinta confortável.
Se o seu automóvel for automático, e seu lado operado for o esquerdo, você pode verificar quão confortável se sente dirigindo com a interrupção do uso de analgésicos e no banco do motorista. Caso a cirurgia tenha sido na perna direita, então será necessário esperar cerca de 2 a 6 semanas, dependendo do tipo de cirurgia que você realizou. Fale com o seu cirurgião sobre recomendações específicas de condução com base em sua cirurgia.
Após a cirurgia, é importante não submergir ou molhar a incisão em água. Dependendo do tipo de cirurgia realizada e do tipo de curativo usado, você poderá tomar banho alguns dias após o procedimento. É uma boa ideia que o seu curativo pós-cirúrgico seja à prova d'água, pois a sua incisão ficará mais protegida. Em outros casos, você pode remover o curativo para o banho, tomando cuidado para não colocar a incisão diretamente no jato de água. Em seguida, seque a área e reaplique o curativo ou bandagem, conforme necessário. Converse a respeito disso com o seu cirurgião. Ele ou ela pode orientá-lo com base em suas necessidades individuais.
Será necessário esperar até que sua incisão esteja totalmente curada antes de fazer coisas como, por exemplo, tomar um banho ou entrar em uma piscina ou banheira de hidromassagem. Dependendo do tipo de cirurgia que você realizou e do seu processo de cura, pode levar de 3 a 6 semanas para que você se recupere por completo.
Qualquer dispositivo para auxiliar na locomoção deve ser usado como uma ferramenta. A principal razão para usar esses tipos de aparelhos é o apoio à sua recuperação e o auxílio para que se movimente da maneira mais normal possível sem mancar. O período de tempo que você precisará usar um dispositivo de apoio varia de acordo com sua cirurgia, sua taxa de recuperação individual e, até mesmo, seu cirurgião. Mas, provavelmente, você deverá usá-lo entre 1 a 6 semanas.
Isso dependerá do tipo de cirurgia realizada. Muitas cirurgias de artroplastia de articulação permitirão que você seja capaz de suportar todo o seu peso corporal imediatamente, mas em certas situações, esse não será o caso. Grande parte das cirurgias de reparo pode ter um período de limite de peso para permitir a rápida cicatrização desses tecidos reparados. Dependendo do tipo de cirurgia que você realizou, o seu cirurgião pode recomendar algumas precauções ou restrições em termos de sua amplitude de movimento. Normalmente, tais medidas são usadas no início para proteger sua recuperação e para evitar possíveis complicações.
A maioria dos cirurgiões ortopédicos recomendará algumas sessões de fisioterapia (FT). A FT é muito útil para alcançar muitos objetivos após a cirurgia. Estes podem incluir melhorar a amplitude de movimento, aumentar a força, melhorar o equilíbrio e a coordenação e ajudar você a andar normalmente de novo. Isso pode ser feito em sua casa, em uma clínica ambulatorial de FT, ou ambos. A duração da terapia dependerá do tipo de cirurgia que você realizou, como sua recuperação progride e seus objetivos para o resultado final, uma vez que tenha se recuperado. Provavelmente, você fará sessões de FT de 3 semanas a 3 meses. O seu cirurgião poderá lhe dar mais informações sobre a FT antes da sua cirurgia e à medida que se recupera.
Em um esforço para evitar o excesso de opioides contra dor, a comunidade médica tem feito muitos avanços no controle dessa condição usando o que chamamos de controle multimodal da dor. Isso significa que você pode receber vários tipos de medicamentos que tratam a dor de maneiras diferentes. Estes podem incluir medicamentos como paracetamol, anti-inflamatório não-esteroidal (AINE), medicação para tratar a dor neuropática e, possivelmente, uma medicação para tratar espasmos musculares em conjunto com um opioide para controle de dor. Seu cirurgião também pode usar opções como injeções de longa ação ou cateteres que fornecem alívio da dor e agentes anestésicos. Talvez você receba uma cinta, um dispositivo de compressão ou uma máquina de gelo para ajudar na recuperação.
Converse com seu cirurgião sobre o uso responsável e as prescrições de opioides para o controle da dor antes do tratamento. A maioria dos pacientes precisará de opioides por no máximo 1 ou 2 semanas. Muitos pacientes percebem que o uso desse tipo de medicamento só é necessário por alguns dias, enquanto outros, nem mesmo fazem uso disso. Tente reduzir ou interromper o uso de opioides, caso já tenham sido prescritos antes da cirurgia, pois isso ajudará no controle da dor durante o pós-operatório.
Entendemos que a relação sexual faz parte de uma vida adulta saudável. Para aqueles que tinham uma vida sexual ativa antes da cirurgia, é importante enfatizar que não façam nada que possa causar problemas durante ao processo de cura. Isso significa que você deve esperar pelo menos 4 a 6 semanas para manter relações sexuais. Também é importante compreender que, como tudo em sua recuperação, não se deve fazer coisas que causem dor, assim como, deve-se evitar movimentos que não sejam recomendados pelo seu cirurgião.
Atualmente, algumas pessoas não são capazes de ter uma vida sexual ativa devido à sua condição. Para essas pessoas, fazer a cirurgia pode melhorar a capacidade de ter relações sexuais com menos, ou sem, dor. Porém, essa não é a realidade para todos que fizerem a cirurgia. Fale com o seu médico sobre quaisquer sugestões que possam ajudar nesta situação.
A recuperação completa da maioria das cirurgias ortopédicas levará de 6 a 12 meses. Dito isto, nos primeiros dias ou semanas, a maioria das pessoas se sentirá melhor do que antes da cirurgia. A recuperação continuará durante esse período, e você sentirá que retoma cada vez mais a normalidade de sua vida com mais atividades à medida que o processo de cura avança. Independente de haver complicações, muitas pessoas se sentirão “normais” em relação a maioria de suas atividades em cerca de 3 meses, além de sentirem muito poucas limitações. Algumas pessoas precisarão de todo o período de recuperação para sentir que voltaram a ser quem elas eram antes.
Escrito por Brian D. Lewis, médico
Cirurgião ortopédico
Consultor contratado pela Zimmer Biomet
O dr. Brian D. Lewis é um cirurgião ortopédico credenciado pelo Conselho de Medicina e especialista em preservação do quadril, que atua em Raleigh e Durham, Carolina do Norte. Ele também é professor assistente na Duke University especializada em cirurgia de preservação do quadril.