Eu tenho pernas arqueadas ou pernas de tesoura?

Se já ouviu falar sobre os termos pernas arqueada e pernas de tesoura, mas não tem certeza sobre o que significam, confira nossa explicação, com fotos, fácil de entender.
11 de Outubro de 2020 | 2 minutos de leitura

Pernas arqueadas e pernas de tesoura são termos que podem nos trazer lembranças. Mas, o que eles realmente significam?

Pernas arqueadas e pernas de tesoura são tipos de deformidade da articulação do joelho.

do-i-have-bowlegs-or-knock-knees-bowed Perna arqueada
do-i-have-bowlegs-or-knock-knees-normal Normal
do-i-have-bowlegs-or-knock-knees-knocked Perna de tesoura

Pernas arqueadas e pernas de tesoura são tipos de deformidade da articulação do joelho.

A condição clínica para alguém com pernas arqueadas é mencionada como genu varum. Também é frequentemente chamada de joelho varo. Isso significa simplesmente que seus joelhos ficam afastados quando seus tornozelos estão unidos, dando-lhes uma aparência arqueada.

Em contrapartida, se os seus joelhos estiverem se tocando, mas seus tornozelos permanecerem afastados, é chamado de pernas de tesoura. A condição clínica para alguém com as pernas de tesoura é genu valgum e, às vezes, também é mencionado como joelho valgo. 

É possível identificar se você tem ou não pernas arqueadas ou pernas de tesoura simplesmente ao olhar suas pernas no espelho. Mas, seu médico será capaz de identificar facilmente qualquer condição. Ele também pode solicitar raios-X, exames de sangue ou outros testes para determinar a causa e descartar uma doença subjacente.

A questão sobre qualquer uma dessas condições é que elas podem deteriorar o osso e causar artrite em diferentes áreas do joelho. Isso poderia eventualmente levar à necessidade de tratamento corretivo como cirurgia de artroplastia de joelho. Se a condição for grave o bastante, a artroplastia de joelho pode ser feita simplesmente para restaurar a função da articulação antes mesmo do desenvolvimento de artrite.

Caso esteja preocupado por ter pernas arqueadas ou de tesoura, e quer saber quais são suas opções, converse com o seu médico. Ele lhe orientará a respeito do tratamento adequado para você.  

Por favor, deixe-nos saber o quão útil este artigo foi para você

Obrigado por avaliar este artigo.