Se outros métodos de tratamento não foram bem sucedidos, a cirurgia pode ser uma opção para aliviar a dor no joelho. Existem várias opções cirúrgicas disponíveis, todas destinadas a ajudar na restauração de sua mobilidade, no alívio da dor que sente e na melhora de sua qualidade de vida. Fale com o seu cirurgião sobre o que pode ser adequado para você.
Muitas vezes, o primeiro tratamento cirúrgico para osteoartrite do joelho é a artroscopia, um procedimento usado para verificar, diagnosticar e tratar problemas dentro da articulação. A artroscopia normalmente envolve a inserção de uma pequena câmera no joelho e, em seguida, o tratamento dos problemas identificados. Alguns dos procedimentos mais comuns realizados durante a artroscopia incluem:
A artrite pode produzir um desgaste desigual da cartilagem no joelho, fazendo com que ele se dobre ligeiramente para dentro ou para fora. Ao colocar ou retirar osso da parte afetada da coxa (fêmur) ou da canela (tíbia), os médicos são capazes de ajustar o alinhamento e reequilibrar a quantidade de estresse recebida pela parte afetada do seu joelho.
Durante as cirurgias de artroplastia parcial e total de joelho, as superfícies do osso e a cartilagem que foram danificadas são retiradas e substituídas por superfícies artificiais (implantes) feitas de metal e polietileno.
Às vezes, a osteoartrite ocorre apenas em uma área do joelho. Nestes casos, o seu médico talvez considere um procedimento que preserve as partes saudáveis do seu joelho, ao qual se dá o nome de artroplastia parcial de joelho. Em uma artroplastia parcial de joelho, apenas uma parte (a parte acometida) da articulação é refeita, deixando as partes saudáveis intocadas.
O sucesso da realização da artroplastia parcial de joelho pode aliviar a dor e preservar mais a sua anatomia natural. Isso pode retardar e, em alguns casos, impedir uma artroplastia total de joelho mais extensa, na qual há a substituição de todos os três compartimentos do joelho.
Caso sinta dor abaixo da rótula (patela), o seu cirurgião pode recomendar outro tipo de artroplastia parcial de joelho chamado artroplastia patelofemoral de joelho. Este procedimento substitui apenas a parte afetada da rótula, preservando a porção não danificada do fêmur e da tíbia.
Uma artroplastia total de joelho é considerada quando as superfícies do fêmur, da tíbia e da parte inferior da rótula (patela) estão significativamente danificadas. Durante a cirurgia de artroplastia total de joelho, a superfície do fêmur é substituída por um componente metálico revestido, o qual é projetado para ajustar-se à curva do seu osso. A superfície da tíbia também é substituída por um componente metálico plano. Em seguida, um implante de polietileno liso que atua como cartilagem é colocado entre os dois implantes metálicos. A superfície interna da rótula também pode ser substituída por um implante feito de plástico, ou uma combinação de metal e plástico.
Um estudo do National Institutes of Health (NIH) dos EUA concluiu que a artroplastia total de joelho é extremamente bem-sucedida, resultando em "melhora rápida e substancial na dor do paciente, em seu estado funcional e na qualidade de vida geral relacionada à saúde em cerca de 90% dos pacientes".1
Pode ser difícil lidar com a perspectiva de realizar qualquer um dos tratamentos listados acima. Seja sincero com o seu médico a respeito de como se sente sobre isso. Como ocorre com muitos outros procedimentos, existem riscos associados à artroplastia de articulação como você pode ver abaixo. Juntos, você e seu cirurgião podem discutir sobre esses riscos e encontrar um tratamento adequado para você.
Alguns dos riscos associados à artroplastia incluem infecção, desgaste, fratura do implante ou do osso, afrouxamento, dano ao nervo e migração do implante (movimento); alguns pacientes continuam a sentir certo grau de dor após a cirurgia. Os resultados individuais da cirurgia articular variam. Os seus resultados dependerão de suas circunstâncias pessoais. A duração de uma prótese de joelho varia de paciente para paciente, dependendo de muitos fatores, como condição física do paciente, nível de atividade e peso corporal e nível de adesão às orientações do médico. As articulações da artroplastia não são tão fortes ou duráveis quanto as articulações saudáveis e naturais, e não há garantia de que uma articulação protética durará o resto da vida do paciente. Talvez seja necessário, em um determinado momento, substituir os implantes do joelho. Converse com seu cirurgião sobre esses e outros riscos associados à artroplastia da articulação.
Para saber mais sobre os riscos da cirurgia de artroplastia de joelho, clique aqui.