Sem comer ou ingerir líquido após a meia-noite?

Já se perguntou o motivo de você não pode comer ou ingerir líquidos após a meia-noite do dia anterior a um procedimento cirúrgico? Um cirurgião ortopédico nos diz o porquê.

30 de Setembro de 2020 | 2 minutos de leitura

A recomendação de não permitir que os pacientes comam ou bebem após a meia-noite da noite anterior à cirurgia remonta à década de 1950, sendo essa diretriz utilizada pelos anestesistas para reduzir o risco de aspiração durante a cirurgia. Quando submetidos a anestesia geral, os pacientes são incapazes de proteger ou limpar com segurança suas vias aéreas. Como resultado, eles correm risco de aspiração. A aspiração ocorre quando alimentos, líquidos ou conteúdos estomacais são inalados pelos pulmões. Isso pode resultar em complicações significativas, como obstrução das vias aéreas ou desenvolvimento de pneumonia relacionada à aspiração. A estratégia mais eficaz para prevenir a aspiração é garantir que não haja conteúdo no estômago antes da cirurgia. Daí a justificativa de se evitar qualquer tipo de alimento ou líquido de 8 a 12 horas antes da cirurgia.

Esta prática é normalmente chamada de “NPO [nada por via oral] depois da meia-noite”. Algumas instituições estão começando a permitir que os pacientes ingiram líquidos claros até 2 a 4 horas antes da cirurgia. Esses tipos de líquido demonstraram limpar o estômago entre 2 a 4 horas e, assim, reduzir o risco de aspiração. Os líquidos claros são fluidos como café preto, chá sem leite ou creme, sucos claros como suco de maçã ou bebidas eletrolíticas. No entanto, a maioria dos hospitais ainda resistem a aceitar essas recomendações mais recentes para evitar que o paciente se confunda, e que haja cancelamentos desnecessários no dia da cirurgia.

As informações acima são recomendações gerais que podem ser afetadas pela política institucional, pelo tipo de cirurgia e por fatores de risco do paciente. Você receberá tais informações, o mais tardar, quando o hospital ligar para confirmar a sua hora de chegada no dia da cirurgia. Caso esteja com dúvidas, não hesite em conversar com o seu médico.  

Escrito por Thomas J. Aleto, médico
Cirurgião ortopédico
Consultor contratado pela Zimmer Biomet

O dr. Thomas J. Aleto é um cirurgião ortopédico credenciado pelo Conselho de Medicina em Columbia, Missouri. É especializado em cirurgia de artroplastia de quadril e joelho.

Por favor, deixe-nos saber o quão útil este artigo foi para você

Obrigado por avaliar este artigo.