Robôs fazendo cirurgia?

A ideia de seu cirurgião usar um robô durante a cirurgia pode ser assustadora. Aqui estão algumas informações que, talvez, sejam interessantes para você enquanto se prepara para a cirurgia.
12 de Outubro de 2020 | 8 minutos de leitura

Muitos pacientes podem estar assustados com a ideia da cirurgia assistida por robô e podem ficar ansiosos ao considerá-la para si mesmos ou para um dos membros de sua família. O medo em relação a este tipo de procedimento geralmente surge porque o uso de robôs na cirurgia pode parecer algo novo e estranho. Perguntas sobre há quanto tempo esse tipo de cirurgia existe, a experiência do cirurgião com a cirurgia assistida por robô e o que o robô realmente faz para ajudar durante a operação são comuns. Outras preocupações são: “o que acontece se não houver eletricidade”, “e se o robô funcionar mal” ou “o cirurgião tem habilidade para controlar o robô”. A verdade é que a cirurgia assistida por robô é usada com mais frequência do que você imagina, por cirurgiões que acreditam nos benefícios potenciais para seus pacientes. 

Breve história da cirurgia assistida por robôs

A cirurgia assistida por robô foi introduzida pela primeira vez em 1985, quando foi usada em uma biópsia neurocirúrgica não laparoscópica muito delicada. Então, em 1987, o primeiro caso de colecistectomia robótica laparoscópica (remoção da vesícula biliar) foi realizado com sucesso em uma operação de RTU da próstata feita roboticamente em 1988. No ano de 1999, o sistema cirúrgico robótico da Vinci3 foi introduzido para cirurgia laparoscópica geral usando braços cirúrgicos muito menores de 1 cm de diâmetro. Em 2017, a iData Research relatou que havia mais de 693.000 cirurgias assistidas por robôs apenas nos EUA.2

Treinamento de cirurgiões em cirurgia assistida por robô

Mais e mais programas de residência em cirurgia geral estão incorporando o treinamento em cirurgia assistida por robô. De acordo com um estudo descrito em um artigo publicado pelo National Institutes of Health1, uma pesquisa com 20 diretores do programa de residência cirúrgica relatou que 73,68% dos programas de residência cirúrgica agora possuem currículos formais de cirurgia assistida por robô, com 63,16% dos programas pesquisados com treinamento por simulação de cirurgia assistida por robô. Além disso, os fabricantes de robôs específicos geralmente exigem que seja feito um treinamento extensivo sobre seu dispositivo antes de permitir que ele seja usado.

Papel do cirurgião na cirurgia assistida por robôs

Papel do cirurgião na cirurgia assistida por robôs

O papel do cirurgião e do robô varia dependendo do robô específico em uso, mas é bom lembrar que o robô é uma ferramenta que o cirurgião usa, e não um substituto a ele. A maioria dos robôs normalmente não operam por conta própria. Isso significa que não se move a menos que seu cirurgião assim solicite. O seu cirurgião ainda está na sala de cirurgia o tempo todo e está tomando todas as decisões durante a cirurgia.

Alguns robôs têm múltiplos “braços” nos quais instrumentos cirúrgicos em miniatura e câmeras são montados para o cirurgião usar para a visualização e a manipulação do local cirúrgico.3 Enquanto outros robôs só têm um “braço”, no qual são utilizados instrumentos cirúrgicos. Durante a cirurgia, o cirurgião geralmente controla esses “braços” a partir de um console centralizado. 

Condições tratadas pela cirurgia assistida por robô

A seguir estão algumas das condições em que as cirurgias assistidas por robô podem ser realizadas:

  • Condições pulmonares e respiratórias3
  • Cânceres e tumores3,4
  • Condições colorretais, digestivas e gastrointestinais3,4
  • Doenças da cabeça e pescoço3,4
  • Condições cardíacas3
  • Doenças urológicas3,4
  • Condições e doenças reprodutivas3,4
  • Condições neurocirúrgicas3
  • Cirurgia da obesidade e para perda de peso 3
  • Artroplastia total de joelho5

Vantagens da cirurgia assistida por robô

Muitos cirurgiões utilizam robôs para fornecer visualização e medições adicionais para facilitar a exatidão e precisão de questões como, por exemplo, cortes, equilíbrio de tecidos e alinhamento de dispositivos médicos implantáveis.

Riscos da cirurgia assistida por robôs

Os riscos da cirurgia robótica variam de acordo com o tipo de robô e cirurgia. Você deve sempre pedir ao seu cirurgião para discutir a respeito dos riscos do robô específico que está sendo usado em sua cirurgia individual.

Salvaguardas

Muitos dispositivos assistidos por robô contam com alguma forma de bateria reserva de emergência em caso de queda de energia ou falha da bateria. Os hospitais também são equipados com geradores em caso de falta de energia. Caso o hospital e o robô percam energia, o cirurgião pode simplesmente concluir o procedimento manualmente, sem o uso do robô.

Muitos robôs também têm alguma forma de proteção antivírus. Se ocorrer um problema técnico, a maioria dos robôs não permitirá o emprego de qualquer funcionalidade até que o erro seja sanado. Os riscos da modalidade de cirurgia robótica variam de acordo com os tipos de robô e de cirurgia. Sempre converse com o seu cirurgião a respeito dos riscos do robô específico que será usado para a sua cirurgia individual.

Conclusão

A cirurgia assistida por robô está sendo mais aceita em um número crescente de muitos tipos diferentes de cirurgia. Além disso, cada vez mais programas de cirurgia geral e treinamento cirúrgico especializado estão incorporando treinamento cirúrgico assistido por robô como parte de seus programas de residência. Não tenha medo de perguntar ao seu cirurgião sobre os detalhes da cirurgia assistida por robô, caso ele mencione que planeja usar um robô, ou caso tenha interesse em saber se é ou não um candidato qualificado.

Referências
  1. George, L., et al. “Residency Training in Robotic General Surgery: A Survey of Program Directors.” Minimally Invasive Surgery. Volume 2018; Article ID 8464298. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5964613/      
  2. iData Research Staff. “Robotic Surgery Statistics Show Movement Towards More Minimally Invasive Procedures.” iData Research. August 8, 2018. https://idataresearch.com/robotic-surgery-statistics-show-movement-towards-more-minimally-invasive-procedures/ Da Vinci® is a trademark of Intuitive Surgical Operations, Inc.
  3. Da Vinci Surgery Website. Intuitive Surgical. www.davincisurgery.com
  4. Rush Staff. “Robotic Surgery.” Rush University Medical Center. https://www.rush.edu/services/test-treatment/robotic-surgery
  5. Moon, Y., et al. Comparison of robot-assisted and conventional total knee arthroplasty: a controlled cadaver study using multiparameter quantitative three-dimensional CT assessment of alignment. Comput Aided Surg. 17(2): 86-95; 2012. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22348661
Por favor, deixe-nos saber o quão útil este artigo foi para você

Obrigado por avaliar este artigo.