Com medo da cirurgia?

Você não está só. A ideia de realizar uma cirurgia pode ser assustadora. Aqui estão alguns pontos a considerar.
4 de Outubro de 2020 | 2 minutos de leitura

Milhões de pessoas lutam contra a tomofobia, que é o medo de realizar cirurgias. Infelizmente, esse medo pode impedir que as pessoas procurem a ajuda necessária para melhorar a sua qualidade de vida.

Se você se encontra nesta encruzilhada, tentando decidir se a cirurgia é ideal em seu caso, aqui estão alguns pontos a serem considerados:

1.     Pergunte sobre alternativas. Para muitas condições, existem opções de tratamento não cirúrgico que você pode tentar ao mudar de medicamentos para injeções ou terapia. Consulte o seu médico para descobrir quais opções alternativas podem ser adequadas para você, caso seja possível. 

2.     Conheça os detalhes. Às vezes, o medo vem de não saber o que esperar. Para muitas pessoas, o simples fato de saber o que acontece durante a cirurgia é suficiente para acalmar a ansiedade.  Alguns médicos e empresas até têm vídeos e animações que mostram exatamente o que acontecerá durante o procedimento. Pergunte ao seu médico para saber mais sobre o seu procedimento específico e se há algum material que você possa analisar.

3.     Entenda o processo de recuperação. Para algumas pessoas, o medo reside em não saber o que implica o caminho para a recuperação. Quantos dias você ficará hospitalizado? Quanto tempo ficará ausente do trabalho? Quando será possível retomar a atividade? Existem atividades que podem ser permanentemente proibidas? Fale com o seu cirurgião sobre o plano pós-cirúrgico para o seu cuidado.

4.     Conheça os riscos. Conhecer o pior cenário também pode ser reconfortante, em vez de se preocupar com todas as possibilidades. Seja honesto com o seu médico sobre seus medos e procure esclarecimentos sobre os riscos.

Por favor, deixe-nos saber o quão útil este artigo foi para você

Obrigado por avaliar este artigo.