Quando se trata de aliviar a dor do quadril, há várias opções diferentes de tratamento. O sucesso delas varia não apenas de acordo com a articulação de cada pessoa, mas também com a causa de sua dor. Os cuidados para a dor da artrite, por exemplo, muitas vezes envolvem uma combinação de tratamentos. Certifique-se de consultar o seu médico para discutir o melhor plano de tratamento para você.
Muitas drogas, tanto os medicamentos com prescrição quanto aqueles de uso livre, são usadas para tratar a artrite e controlar a dor. Os medicamentos comuns podem incluir analgésicos que não contenham aspirina, medicamentos anti-inflamatórios, corticosteroides, modificadores de doenças e medicamentos para o sono. Pergunte ao seu médico sobre a medicação ideal para você.
Fazer exercícios de baixo impacto regularmente, incluindo exercícios articulares e musculares, é importante para melhorar a força e a flexibilidade. Isso pode diminuir a dor, aumentar o movimento, reduzir a fadiga e fazer com que se veja de uma forma mais positiva e se sinta melhor. Quando feitos da maneira correta, os exercícios não "desgastarão" as articulações ou aumentarão a osteoartrite. Fale com o seu médico sobre quais exercícios são adequados para você.
O uso de calor ou frio sobre as articulações pode proporcionar alívio da dor e da rigidez em curto prazo. Bolsas e banhos frios ajudam a reduzir a inflamação e o inchaço, além de serem úteis durante crises agudas. A temperatura mais quente ajuda a relaxar os músculos e aumentam a circulação. Pergunte ao seu médico sobre o uso adequado de gelo e/ou temperatura mais quente para sua condição.
A perda de peso pode ajudar a aliviar a dor, reduzindo o estresse sobre as articulações. Afinal, os seus quadris carregam todo o peso do seu corpo.
Os fisioterapeutas podem trabalhar com você para criar um programa de exercícios personalizado e mostrar como usar a termoterapia e a massagem. Os terapeutas ocupacionais podem informar a respeito de todos os tipos de dispositivos benéficos, como aqueles usados para elevar a altura da cadeira ou do assento sanitário. O seu médico pode prescrever terapia física e/ou ocupacional.
Você pode proteger as articulações usando uma bengala ou outro dispositivo auxiliar para caminhar, evitando assim colocar estresse excessivo sobre elas. As palmilhas chamadas ortopédicas são projetadas para apoiar, alinhar e melhorar a função de seus pés. Por sua vez, elas podem diminuir a pressão sobre os seus quadris.
Diferentes tipos de aparelhos podem ajudar a reduzir a dor e melhorar a estabilidade e a mobilidade.
Atividades especificas que devem ser evitadas incluem: subir muitas escadas; esportes de impacto, como jogging, esqui na montanha e aeróbica de alto impacto; atividades físicas que envolvam movimentos rápidos de parada e retomada, giros ou estresse devido a impactos; curvar-se de forma excessiva; levantar ou empurrar objetos pesados; e sentar em superfícies e cadeiras baixas. Quando não for possível evitar, o seu médico pode sugerir alternar períodos de atividade com períodos de descanso, de modo que suas articulações não se cansem do estresse devido a tarefas repetidas.
Conversar sobre seus sentimentos com familiares e amigos, fazer exercícios mentais, como meditações, manter a positividade e juntar-se a grupos locais que ofereçam apoio pode ajudar no controle de sua dor.
Algumas pessoas com osteoartrite tomam vitaminas e antioxidantes para a saúde das articulações. Há também uma variedade de alimentos ricos em antioxidantes e vitaminas inflamatórias. Se você tem artrite, o seu médico também pode sugerir outros tipos de suplementos dietéticos frequentemente prescritos para dor nas articulações.
É extremamente importante que você converse com o seu médico sobre todos os suplementos e medicamentos que esteja tomando ou que considere tomar.