É a época do ano em que todos começamos a pensar em fazer uma faxina geral. E embora haja algo gratificante em abrir as janelas, tirar o lixo e começar do zero com um espaço limpo, a tarefa de limpar toda a casa pode parecer algo surreal.
Para pessoas com artrite ou dores nas articulações, essa faxina geral pode parecer ainda pior. Se você ou um ente querido tem dores crônicas nas articulações e está preocupado com as tarefas de limpeza pesada, verifique estas ideias práticas que podem ajudá-lo a resolver a sua lista de afazeres.
1. Não faça tudo de uma vez. Por mais que seja uma pessoa dinâmica, você realmente não tem que limpar toda a sua casa em um único fim de semana.
Pense nisso: não é muito eficiente, nem útil, fazer todas as suas tarefas o mais rápido possível se isso apenas fizer com que você sinta mais dor e fique mais debilitado nos dias ou semanas seguintes. É por isso que respeitar o ritmo pessoal é uma habilidade muito importante, e que deve ser desenvolvida quando se convive com uma condição de saúde crônica como a dor nas articulações.1 Reduzir o ritmo pode ajudar a impedir que você agrave sua dor nas articulações ou que sofra consequências não intencionais, como escorregões e quedas.
Ninguém conhece melhor o seu corpo que você, então descubra uma programação razoável ao lidar com seus projetos. Isso pode significar:
2. Otimize a mecânica do corpo. Não é apenas o que você faz que pode afetar a sua dor nas articulações, mas também como você faz. Realize suas tarefas de limpeza pesada da maneira mais fácil para o seu corpo. Aqui estão algumas ideias que a Administração de Segurança e Saúde Ocupacional (OSHA) sugere:2
3. Foque os seus espaços prioritários. Embora a limpeza pesada seja geralmente associada a percorrer uma casa de cima para baixo, você não precisa necessariamente entrar em todos os cantos. Em vez disso, pense primeiro em priorizar as áreas de maior tráfego em sua casa (como seu banheiro, cozinha e sala de estar), e deixe as tarefas menores e menos prioritárias (como limpar armários e organizar a garagem) para mais tarde.
4. Invista em materiais e utensílios adequados. Juntamente com o uso ergonomicamente correto de seus utensílios e materiais de limpeza, certifique-se de que os seus utensílios se adéquam às suas habilidades e necessidades. Por exemplo, caso compre detergente ou limpador de janelas em embalagens grandes, transfira uma parte do conteúdo para uma garrafa menor para uso diário. Dessa forma, você não precisa andar por aí com um recipiente pesado o dia todo. Aqui estão mais algumas ideias:
5. Delegue quando possível. Em caso de dúvida, peça ajuda. Você sempre pode delegar tarefas maiores a familiares e amigos dispostos ou até mesmo contratar um serviço de limpeza profissional.