Faxina pesada com dor nas articulações

Procurando deixar a sua casa limpinha? Aqui estão 5 maneiras de lidar com a faxina pesada, apesar de sua dor nas articulações.
14 de Outubro de 2020 | 5 minutos de leitura

É a época do ano em que todos começamos a pensar em fazer uma faxina geral. E embora haja algo gratificante em abrir as janelas, tirar o lixo e começar do zero com um espaço limpo, a tarefa de limpar toda a casa pode parecer algo surreal. 

Para pessoas com artrite ou dores nas articulações, essa faxina geral pode parecer ainda pior. Se você ou um ente querido tem dores crônicas nas articulações e está preocupado com as tarefas de limpeza pesada, verifique estas ideias práticas que podem ajudá-lo a resolver a sua lista de afazeres.

1. Não faça tudo de uma vez. Por mais que seja uma pessoa dinâmica, você realmente não tem que limpar toda a sua casa em um único fim de semana.

Pense nisso: não é muito eficiente, nem útil, fazer todas as suas tarefas o mais rápido possível se isso apenas fizer com que você sinta mais dor e fique mais debilitado nos dias ou semanas seguintes. É por isso que respeitar o ritmo pessoal é uma habilidade muito importante, e que deve ser desenvolvida quando se convive com uma condição de saúde crônica como a dor nas articulações.1 Reduzir o ritmo pode ajudar a impedir que você agrave sua dor nas articulações ou que sofra consequências não intencionais, como escorregões e quedas. 

Ninguém conhece melhor o seu corpo que você, então descubra uma programação razoável ao lidar com seus projetos. Isso pode significar:

  • Arrumar apenas um cômodo ou mesmo fazer só uma tarefa por dia
  • Organizar as suas tarefas de limpeza ao longo de uma semana ou mês
  • Programar intervalos de descanso de cinco a dez minutos para cada 30 minutos de atividades de limpeza

2. Otimize a mecânica do corpo. Não é apenas o que você faz que pode afetar a sua dor nas articulações, mas também como você faz. Realize suas tarefas de limpeza pesada da maneira mais fácil para o seu corpo. Aqui estão algumas ideias que a Administração de Segurança e Saúde Ocupacional (OSHA) sugere:2

  • Sempre dobre os joelhos ao levantar objetos e mantenha as costas firmes e estáveis.
  • Segure os objetos próximos a você enquanto os carrega, e não pegue algo muito pesado a ponto de comprometer a sua segurança.
  • Ao usar o aspirador, evite se curvar excessivamente. Em vez disso, use as duas mãos para empurrar o aspirador diretamente à sua frente (ou alterne o uso dos braços para dar um descanso a cada membro).
  • Quando possível, realize as tarefas de limpeza na altura da cintura (por exemplo, coloque itens sobre a mesa para limpar, organizar, dobrar etc.).
  • Se você conseguir limpar com segurança a banheira ou chuveiro, fique dentro dela(e) quanto limpa, evitando assim que precise se esticar ou inclinar excessivamente.
  • Use sapatos resistentes e confortáveis.
  • Aqueça-se corretamente! Faça alongamentos leves antes de começar faxina e beba muita água durante todo o dia para manter você (e suas articulações) bem hidratado. Concentre-se no pescoço, ombros, costas, quadris e joelhos, ou quaisquer que sejam as suas áreas "problemáticas". 

3. Foque os seus espaços prioritários. Embora a limpeza pesada seja geralmente associada a percorrer uma casa de cima para baixo, você não precisa necessariamente entrar em todos os cantos. Em vez disso, pense primeiro em priorizar as áreas de maior tráfego em sua casa (como seu banheiro, cozinha e sala de estar), e deixe as tarefas menores e menos prioritárias (como limpar armários e organizar a garagem) para mais tarde.

4. Invista em materiais e utensílios adequados. Juntamente com o uso ergonomicamente correto de seus utensílios e materiais de limpeza, certifique-se de que os seus utensílios se adéquam às suas habilidades e necessidades. Por exemplo, caso compre detergente ou limpador de janelas em embalagens grandes, transfira uma parte do conteúdo para uma garrafa menor para uso diário. Dessa forma, você não precisa andar por aí com um recipiente pesado o dia todo. Aqui estão mais algumas ideias:

  • Conforme o espaço permita, armazene materiais de limpeza nos locais em que você os usa (por exemplo, deixe o recipiente de água sanitária no banheiro e na cozinha).
  • Procure materiais e utensílios de limpeza com alças confortáveis e ajustáveis, design leve, cabos retráteis etc. 
  • Use rodas quando puder, incluindo cestos com rodas e carrinhos para levar produtos e utensílios de limpeza maiores para onde precisar. 

5. Delegue quando possível. Em caso de dúvida, peça ajuda. Você sempre pode delegar tarefas maiores a familiares e amigos dispostos ou até mesmo contratar um serviço de limpeza profissional. 

Referências
  1. Antcliff, D., et al. (2018). Activing pacing: moving beyond taking breaks and slowing down. Quality of Life Research. 27: 1933-1935. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5997723/
  2. Ergonomics and Cumulative Trauma Injuries: The Basics (2020). OSHA Guidelines Presented by the Institute for Ergonomics at Ohio State University. https://www.osha.gov/sites/default/files/2018-12/fy10_sh-20998-10_Housekeeper_Ergo_Handout-English.pdf
Por favor, deixe-nos saber o quão útil este artigo foi para você

Obrigado por avaliar este artigo.