Os avanços na medicina não são obra do acaso. Eles são o resultado de anos de pesquisas e estudos realizados por pessoas em todo o mundo. Dois tipos comuns de estudos clínicos realizados são os ensaios clínicos e os estudos observacionais. Ambos destinam-se a fornecer mais informações sobre o diagnóstico, tratamento ou a prevenção de uma condição médica.
Ensaios clínicos, também chamados de estudos intervencionais, são realizados por uma variedade de razões. Um tipo de ensaio clínico compara novos produtos médicos, como um dispositivo ou medicamento, com outros produtos existentes ou até mesmo com placebos. Outros ensaios podem simplesmente comparar dois produtos ou medicamentos um em relação ao outro para avaliação. Os ensaios clínicos também são usados para avaliar se uma nova intervenção é eficaz no tratamento de uma determinada condição e se os efeitos colaterais são ou não melhores ou piores do que outras intervenções disponíveis. Muitas vezes, um conselho de revisão institucional acompanhará esses ensaios para garantir que os riscos potenciais sejam superados pelos benefícios potenciais.
Os estudos observacionais são realizados para monitorar os participantes em um ambiente normal. Neste tipo de estudo, um grupo de participantes pode ser monitorado para verificar como seu comportamento afeta a sua saúde de uma determinada maneira. Ou, pode haver a imposição de uma certa mudança na rotina de parte do grupo, enquanto a outra parte do grupo continua com a sua rotina inalterada. Depois, ambos são avaliados para ver como tal mudança de comportamento afetou o tópico que está sendo estudado.
Ambos os tipos de estudos clínicos são realizados por uma equipe de pesquisa. Tal equipe pode ser composta por uma variedade de indivíduos, como médicos, enfermeiros, assistentes sociais e podem até incluir o patrocínio de organizações como centros médicos acadêmicos, fabricantes de dispositivos médicos e empresas farmacêuticas.
O objetivo do estudo clínico determinará o tipo de participante que é solicitado. Às vezes, também são necessários pacientes saudáveis. Em outras ocasiões, haverá a necessidade de pacientes com determinada doença ou condição. Essas informações estão descritas no protocolo definido para esse estudo específico. O protocolo de estudo também definirá a duração do ensaio, uma vez que todos os ensaios variam de duração.
Uma ótima fonte para obter informações sobre estudos clínicos, e para descobrir quais estudos clínicos estão sendo realizados atualmente, é https://www.australianclinicaltrials.gov.au/. Outra maneira de encontrar informações sobre estudos clínicos ativos é verificar junto a uma fonte específica, como uma empresa farmacêutica, um centro médico ou fabricante de dispositivos médicos. Essas empresas podem postar informações a respeito de estudos clínicos que estão realizando ou patrocinando em seus próprios sites.