Qual é a diferença entre um clínico geral e um cirurgião ortopédico?
Se estiver sofrendo de dor nas articulações, você pode se consultar com um clínico geral e com um cirurgião ortopédico. Descubra as semelhanças e diferenças entre eles.
Se estiver sofrendo de dor nas articulações, você pode se consultar com um clínico geral e com um cirurgião ortopédico. Descubra as semelhanças e diferenças entre eles.
É difícil entender as diferentes especialidades da medicina quando há mais de 120 delas a seu dispor. Se você está sentindo dores nas articulações, há dois especialistas que deve procurar, o clínico geral e o cirurgião ortopédico. Este artigo foi elaborado para revisar as semelhanças e diferenças entre essas duas áreas da medicina.
Os clínicos gerais (CGs) são médicos amplamente qualificados que tendem a tratar um pouco de tudo. De crianças a adultos, febres a verificações de bem-estar, os CGs acabam construindo relacionamentos de longo prazo com seus pacientes durante a sua vida.2 Vez por outra, comete-se o equívoco de achar que os médicos se tornam clínicos gerais porque não teriam capacidade de atuar em outra área da medicina, o que está longe de ser o caso. A clínica geral é uma carreira escolhida, assim como qualquer outra área de especialidade.1
Os especialistas geralmente observam os pacientes em relação a uma condição específica ou um problema em uma determinada parte do corpo.2 Os cirurgiões ortopédicos, por exemplo, são especialistas que tratam doenças, lesões e deformidades que ocorrem nas articulações, músculos e ossos.3
Há muitas semelhanças entre essas duas áreas. A principal diferença é o que acontece depois que os alunos de medicina se formam. O gráfico abaixo destaca as semelhanças e diferenças entre um clínico geral e um cirurgião ortopédico.
Esses dois tipos de médico recebem os mesmos conhecimentos durante a graduação e a pós-graduação. Enquanto o clínico geral recebe formação complementar sobre o bem-estar geral de um paciente, o especialista concentra sua atenção em uma área específica. Ambos são ótimos recursos se você estiver sentindo dor. Se o seu clínico geral o encaminhou para um especialista, espero que este artigo ajude você a entender as diferenças entre os dois e um pouco do que pode esperar por parte do seu cirurgião ortopédico.