Definindo seu sucesso pessoal

A sua ideia de sucesso após a cirurgia de substituição articular é única e provavelmente depende de muitas variáveis. Confira nossas 3 dicas para definir o que mais importa para você.
13 de Outubro de 2020 | 4 minutos de leitura

Muitas pessoas não imaginam o que acontecerá após substituírem uma articulação, o que é totalmente compreensível. A artroplastia de ombro, quadril ou joelho pode ser uma cirurgia transformadora com muitas incertezas e desafios inesperados, mesmo que se sinta totalmente preparado para o procedimento.

Por isso, é útil conversar com seu cirurgião e esclarecer suas expectativas sobre o que deve conseguir alcançar durante e após a sua recuperação. Aqui estão algumas coisas para lhe ajudar a reconhecer e comemorar seus sucessos ao longo do caminho.

1. Encontre inspiração em outras pessoas, mas lembre-se de se concentrar em sua própria recuperação.

Você pode conhecer outras pessoas que já realizaram a cirurgia de artroplastia de articulação. Ouvir suas histórias, contratempos e sucessos pode ser motivador, então sinta-se à vontade para conversar sobre isso. Apenas lembre-se que não há duas pessoas iguais e não há duas cirurgias iguais, também. Você provavelmente não terá a mesma experiência que o seu amigo ou ente querido, e talvez nem mesmo tenha as mesmas expectativas— e tudo bem!

Antes que você se sinta tentado a comparar a sua jornada com a de outra pessoa, lembre-se desta citação de Albert Einstein: “Eu acredito na padronização de automóveis. Não acredito na padronização do ser humano."

Você, mais do que ninguém, sabe o que é importante para si mesmo. Então, compreenda os caminhos de outras pessoas ao mesmo tempo em que valoriza o seu próprio, trabalhando para alcançar aquilo que realmente importa para você, seja ser capaz de andar com o seu cão, brincar com os seus netos, sair da cama sozinho, andar ao redor do quarteirão ou algo completamente diferente. 

Atitude e resultado

2. Procure indicadores objetivos e subjetivos de progresso.

Tanto o fisioterapeuta quanto o cirurgião deverão monitorar as informações objetivas, como sua força, amplitude de movimento e níveis de dor. Todos estes são pontos de dados importantes para orientar o seu plano de cuidados. 

Mas para se ter êxito, é preciso muito mais do que apenas medições "objetivas". Tente encontrar outras coisas que revelarão o quanto você está melhorando. Seja criativo e procure o que é importante para você. Abaixo seguem algumas ideias que indicam sinais de sucesso "não objetivos":

  • Você está dormindo mais confortavelmente durante toda a noite.
  • Você é capaz de subir as escadas sem precisar descansar.
  • Você precisa administrar menos medicação para dor. 
  • Você já consegue colocar suas roupas por si mesmo (com ou sem dispositivos adaptativos).
  • Você se lembrou de fazer seus exercícios físicos ou de respiração todos os dias durante uma semana ou mês inteira(o). 

Procure sinais de sucesso em várias áreas de sua vida, incluindo sua saúde, as finanças, a carreira (se aplicável), a vida familiar e a vida social.

3. Adicione uma ou duas metas de "alcance", mas seja paciente e respeite o processo.

Substituir a articulação por meio cirúrgico pode ser uma grande oportunidade para "reiniciar" com um estilo de vida ativo e saudável. Essa situação pode ser usada como inspiração para definir uma ou duas metas ambiciosas a longo prazo para si mesmo, como frequentar uma academia, perder uns quilinhos a mais, começar um novo hobby ou fazer algo com sua família que você não era capaz antes.

Mas, se a sua rotina já não era muito ativa antes da cirurgia, ou há muito tempo tinha deixado de ser por causa de uma dolorosa dor nas articulações, você não deve esperar que consiga retornar de imediato a uma tonelada de atividades. E, dependendo de muitos fatores­ (incluindo o tipo de cirurgia que você fez e suas outras condições de saúde), pode levar meses a mais de um ano para que consiga voltar ao seu nível de função anterior ou, quem sabe, a um melhor do que tinha.

Então, seja paciente consigo mesmo! Não tenha medo de almejar um grande objetivo, mas não se esqueça de comemorar todas as pequenas vitórias ao longo do caminho.

Por favor, deixe-nos saber o quão útil este artigo foi para você

Obrigado por avaliar este artigo.