1. O consumo excessivo de alimentos pode levar ao ganho de peso, o que piorar a dor.
Algumas pesquisas mostram que estar com sobrepeso ou obesidade é um fator de risco para dor crônica. Isso pode ocorrer porque os quilos em excesso no corpo aumentam a tensão mecânica sobre as articulações e os tecidos conjuntivos. 1 A obesidade também está relacionada à inflamação, sobre a qual aprenderemos mais na próxima seção.
Lembre-se de que muitos de nós buscamos alimentos reconfortantes e comer compulsivamente como uma forma de aliviar a dor. Desse modo, a relação entre dor e comer demais pode ser uma via de mão dupla. Ou seja, comer demais pode levar ao aumento da dor, e a dor pode levar a comer excessivamente.1
Além disso, alimentos com muito açúcar, gordura e sal tendem a ativar sistemas de "recompensa" no cérebro, e aumentar o nível de hormônios do bem-estar no cérebro, como a dopamina.1 Alguns pesquisadores acreditam que isso pode impulsionar o vício alimentar, contra o qual muitas pessoas com obesidade e dor crônica lutam. Assim, evitar alimentos açucarados e gordurosos altamente processados pode ajudar a reduzir a vontade e o ciclo de comer em excesso e/ou de comer por alívio.
2. Os alimentos podem afetar os níveis de inflamação, o que pode impactar na dor.
Muitas condições inflamatórias no corpo estão ligadas à dor nas articulações.2 Para muitas pessoas, a inflamação (impulsionada por um sistema imunológico hiperativo) piora quando comem certos alimentos, como açúcar refinado e laticínios.3,4 Evitar esses alimentos pode ajudar a combater a inflamação excessiva e aliviar a dor articular crônica.
Por outro lado, muitos alimentos ricos em nutrientes, incluindo frutas, vegetais, nozes e sementes e gorduras saudáveis (especialmente os ácidos graxos ômega-3), demonstraram reduzir a inflamação, o que pode melhorar a dor.5,6 Como um benefício adicional, esses alimentos saudáveis também fornecem muitos nutrientes importantes, como proteínas, antioxidantes, vitaminas e minerais, que são necessários para fazer com que articulações, músculos, vasos sanguíneos e ossos sejam fortes e saudáveis.
3. Certos alimentos podem influenciar o funcionamento da medicação para a dor.
Se você e seu médico decidirem pela necessidade de medicamentos para aliviar a dor para ajudar no controle da sua condição de dor crônica, certifique-se de ingerir alimentos que:
Conclusão
Se você tem dor crônica, converse com seu médico para verificar se há meios de melhorar a sua dieta. Uma dieta mais saudável não apenas aumenta a função das articulações e bem-estar geral, mas também pode ajudar no controle de sua condição.
Algumas regras básicas de alimentação a serem observadas: evite açúcar refinado e outros produtos processados, reduza o consumo de álcool, mantenha-se bem hidratado e priorize alimentos realmente ricos em nutrientes, como grãos inteiros, vegetais, frutas, gorduras saudáveis e proteína animal magra. Converse com o seu médico para obter mais informações e sabe quais alimentos são adequados para você.