A ideia de realizar uma cirurgia de artroplastia de quadril pode ser assustadora. Mas, em termos simples, não passa de uma substituição de partes desgastadas por outras novas. As partes danificadas dos ossos são removidas e, em seu lugar, colocados implantes metálicos e amortecedores de polietileno (plástico).
A artroplastia de quadril é um procedimento cirúrgico confiável e reprodutível, com bons resultados e sobrevida a longo prazo; entretanto, há riscos associados a ela. Para obter mais informações sobre os riscos da cirurgia de artroplastia de quadril, clique aqui.
Dependendo da complexidade do procedimento, o tempo de realização da cirurgia pode variar, mas, em média, leva de uma a duas horas para ser concluída. Embora cada cirurgia seja diferente, abaixo está um resumo simplificado do que você pode esperar no dia de uma artroplastia padrão do quadril.
1. Em geral, não se deve comer ou beber depois da meia-noite na preparação para a cirurgia.
2. Você chegará ao hospital duas horas antes da cirurgia agendada. Durante esse tempo, analisará e assinará a papelada necessária. Você será levado para o seu quarto e as enfermeiras farão a sua preparação.
3. Um pequeno tubo (IV) é inserido em seu braço. Esse tubo é usado para administrar antibióticos e outros medicamentos durante a cirurgia.
4. Antes da cirurgia, você conversará com o anestesista sobre as opções de uma anestesia local ou geral. A melhor opção para você dependerá do seu histórico médico e da preferência do seu cirurgião. Você receberá medicação sedativa antes de entrar na sala de cirurgia, isso muitas vezes dificulta que consiga se lembrar dos detalhes no dia da cirurgia.
5. Uma vez que esteja dormindo, um cateter urinário pode ser inserido, e meias de compressão e/ou mangas pneumáticas são colocadas em ambas as pernas. Em geral, o cateter urinário é inserido com anestésico local e também pode ser usado até que você tenha maior mobilidade. Os dispositivos de compressão são utilizados para reduzir o risco de coágulos sanguíneos nas pernas, que é uma das complicações evitáveis mais comuns após a artroplastia de articulação.
6. A perna a ser operada será preparada com uma solução de esterilização e serão colocados campos cirúrgicos estéreis.
7. É feita uma incisão na pele. Este corte pode ser feito na parte da frente ou na lateral do quadril com base na preferência do seu cirurgião. Para expor a articulação, o tecido mole e os músculos são divididos ao longo de seus traçados naturais no tecido. Uma ideia errada que se tem é que os músculos sejam cortados, porém este não é o caso de nenhuma abordagem cirúrgica para o quadril.
8. Através desta exposição, o seu cirurgião pode ver a sua articulação do quadril. Ao se realizar uma artroplastia total de quadril, as partes esferoides da articulação devem ser substituídas.
Instrumentos especializados são usados para atingir esse objetivo. Antes da colocação dos implantes finais, os implantes experimentais são usados para garantir que o quadril tenha boa estabilidade ao longo de uma amplitude funcional de movimentos e que o comprimento de suas pernas seja igualado.
9. Uma vez que todas as preparações ósseas estejam concluídas, os implantes finais são colocados. Muitos desses implantes não exigirão cimento, o que permitirá o suporte imediato do peso. No entanto, se a sua qualidade óssea não for a ideal, o seu cirurgião pode usar implantes cimentados.
10. Após a conclusão da cirurgia, o local cirúrgico é fechado em camadas com suturas absorvíveis. Uma bandagem estéril é aplicada e, dependendo da preferência do seu cirurgião, um dreno cirúrgico pode ser colocado.
11. Depois, você é levado para a sala de recuperação, onde será monitorado de perto. A maioria dos pacientes passa de uma a duas horas na sala de recuperação, dependendo da rapidez com que você acorde da anestesia.
12. É normal sentir dor após a cirurgia de artroplastia de quadril. Haverá a administração de medicação contra dor de acordo com as orientações do seu cirurgião. A maioria dos cirurgiões usa uma combinação de opções de tratamento para ajudar no controle da dor, o que, muitas vezes, começa antes da cirurgia e continua após a conclusão do procedimento. É importante que você seja proativo na gestão da dor.
13. Uma vez que esteja completamente acordado, você será levado para o seu quarto no hospital e, na maioria dos casos, no próprio dia da cirurgia já poderá se movimentar.
Embora, o cirurgião adapte a cirurgia às necessidades do paciente, isso lhe dá uma ideia da série de eventos que cercam um procedimento padrão.
Escrito por Thomas J. Aleto, médico
Cirurgião ortopédico
Consultor contratado pela Zimmer Biomet
O dr. Thomas J. Aleto é um cirurgião ortopédico credenciado pelo Conselho de Medicina em Columbia, Missouri. É especializado em cirurgia de artroplastia de quadril e joelho.