5 Sinais que é hora de falar com o seu médico sobre a cirurgia de substituição articular

Quando é necessário realizar a artroplastia de articulação? Reconheça os sinais de que pode ser o momento de conversar com o seu médico sobre as opções de tratamento.

5 de Outubro de 2020 | 3 minutos de leitura

Não há apenas um fator determinante para a necessidade da artroplastia de articulação. Para algumas pessoas, a dor nas articulações é completamente debilitante. Para outras, a dor se manifesta como uma articulação que dói quando está chovendo. A substituição articular só é apropriada para pacientes em determinados estados de doença, com deformidades ósseas ou lesões específicas. O primeiro passo para descobrir se a artroplastia de articulação se adequa a você, é consultar um médico que possa analisar a causa da dor nas articulações. A dor articular pode ser causada por lesões de tecidos moles, e nesse caso, a artroplastia não é um tratamento adequado.

Se você sofre de dor nas articulações há anos ou apenas por dias, aqui estão alguns sinais de que, talvez, seja o momento certo para fazer uma visita ao seu médico: 

1. Sua dor é A dor.

Sempre se metendo no caminho, sua dor nas articulações não tem respeito pela sua vida social. Festas de aniversário dos netos, churrascos de domingo, a sua viagem de fim de semana de pescaria com os amigos, todos vítimas fáceis de sua articulação dolorida. Chove lá fora, e sua articulação dói. Você deita na cama para uma boa noite de sono, e sua articulação dói. O que costumava ser um pequeno aborrecimento parece ter piorado. Às vezes, você se pergunta se essa dor nunca vai acabar. Se a dor estiver interferindo em suas atividades diárias, fale com o seu médico sobre suas opções e riscos associados. Talvez, medicação ou fisioterapia pode oferecer suporte suficiente para que você se sinta confortável novamente. Se não, sua dor pode ter origem na deterioração óssea e da cartilagem e, quem sabe, não seja hora de considerar a artroplastia de articulação.

2. “ escadas em sua casa?”

Ah, sim... escadas. Você costumava subir e descer por elas ágil como um gato, mas ultimamente se sente como uma preguiça de três dedos. Banheiras, cadeiras e assentos de carro são agora um verdadeiro desafio novo e difícil de superar. Você se lembra da nota de cinco reais que deixou cair no chão na semana passada? Sim, ela ainda está lá esperando para ser resgatada e devolvida ao seu legítimo lugar em sua carteira. Mas, a sua perna já não se dobra mais tanto ao ponto de alcançar o chão. Se o seu movimento está se tornando cada vez mais restrito, talvez seja hora de falar com o seu médico.

3. Você está mais inchado do que se sente depois da terceira rodada da ceia de Natal.

Um dia você está costurando um botão em sua camisa favorita, e no dia seguinte seus dedos parecem gomos de salsicha. Embora o inchaço nas articulações possa ser um sintoma de várias doenças, talvez seja um sinal de que é hora de conversar com o seu médico sobre a cirurgia de artroplastia de articulação ou outros tratamentos adequados para você. 

4. Ah, aquela antiga ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA) do ano em que levou para casa o campeonato estadual.

Na época, era a prova de sua habilidade em campo. O goleiro não era páreo para o seu chute certeiro. Foi aquele zagueiro que te deu um carrinho ao tentar lhe parar, fazendo com que rompesse o seu LCA. Ao longo do tempo, lesões antigas podem causar um desgaste irregular em sua articulação, levando à dor. Se você sofreu uma lesão ou trauma anterior, pode ser a hora de falar com o seu médico a respeito da evolução desse acidente.  

 

5. Você herdou os olhos azuis da sua mãe, sua personalidade inquieta e ... sua artrite?

Embora a genética não desempenhe um papel único ao determinar se você vai lutar ou não com a artrite, ela pode ser um fator de predisposição para certos tipos. Se houver casos de artrite em sua família, fale com o seu médico sobre seus riscos e se a dor que sente nas articulações pode ou não ser causada por artrite. 

Se algum desses cenários ocorrer com você, converse com o seu médico sobre suas opções. O clínico geral pode encaminhá-lo a um cirurgião ortopédico que o ajudará a determinar se você é um candidato à cirurgia de artroplastia de articulação e pode discutir sobre quaisquer riscos associados. Provavelmente, primeiro serão cogitados tratamentos alternativos menos invasivos, dependendo da condição de sua articulação. A artroplastia de articulação pode não ser apropriada caso tenha uma infecção, se você não tiver um problema ósseo (como artrite), não tiver osso suficiente ou se o osso não for forte o bastante para suportar uma articulação artificial. 

Por favor, deixe-nos saber o quão útil este artigo foi para você

Obrigado por avaliar este artigo.