— *Not actual patients

Mantendo as articulações saudáveis

Um cirurgião ortopédico conversa a respeito de algumas coisas que podemos fazer para manter a nossa saúde articular.

11 de Outubro de 2020 | 4 minutos de leitura

A osteoartrite é cada vez mais comum e é o resultado de muitas coisas que aconteceram com suas articulações ao longo de sua vida. Sobre algumas dessas coisas, como a genética, não temos controle. Se os seus pais tiveram problemas articulares ou realizaram artroplastia de articulação antes da idade em que normalmente ela é feita, então você também pode correr esse risco. Também é difícil ter controle em relação a lesões. Se você rompeu seu LCA quando adolescente, corre um sério um risco de desenvolver artrite naquele joelho em uma idade posterior. No entanto, existem algumas situações que estão em nosso controle.

Em minha opinião, o fator que mais sofre alteração e que está associado ao aumento dos problemas articulares e ao desenvolvimento da osteoartrite é o nosso peso. O excesso de peso ou a obesidade está associado à elevação das taxas de osteoartrite, especialmente no joelho.1

Manter um peso saudável é importante para amparar a saúde das articulações. Encontrar maneiras de reduzir o peso está diretamente ligado à melhora geral da saúde e da dor das articulações, mesmo em pacientes com problemas articulares conhecidos. Grande parte dessa perda de peso pode ocorrer através de mudanças feitas em sua dieta, assim como a realização de exercícios de baixo impacto e de peso corporal detalhados no artigo, Ganhando força antes da artroplastia de articulação. Caso precise de ajuda, entre em contato com especialistas como seu clínico geral, nutricionista, especialista em medicina da obesidade ou uma clínica de perda de peso.

Outra coisa a observar é que há uma diferença entre ter artrite e ter artrite sintomática. Muitas pessoas têm resultados de raios-X que mostram sinais de artrite, mas apresentam poucos ou nenhum sintoma. Uma das razões pelas quais isso ocorre é que elas mantiveram um nível saudável de atividade.

Os nossos corpos são feitos para se movimentarem, o que pode representar um verdadeiro desafio na sociedade de hoje, onde muitos de nós passamos muito tempo em carros e atrás de mesas. No entanto, encontrar maneiras de permanecer ativo traz, com frequência, benefícios para nossas articulações. Isso significa que algumas pessoas estariam melhor com atividades como ciclismo ou natação, em vez de registrar quilômetros correndo ou caminhando. O fundamental é encontrar atividades que você goste, mas que não piorem as suas articulações.  

Outro segredo é garantir que você continue a alongar as articulações e a fortalecer seus músculos. Para muitas pessoas, devido ao excesso de tempo em que permanecem sentadas, o foco no fortalecimento dos músculos glúteos e abdominais é imprescindível.

Então, como mencionei anteriormente, não podemos alterar lesões que ocorreram no passado, mas a prevenção de lesões ajudará a manter nossas articulações saudáveis no futuro. Isso inclui a prevenção de lesões agudas e crônicas. Existem muitas circunstâncias nas quais não podemos evitar que ocorram lesões agudas, porém aquecimentos e alongamentos adequados podem ajudar em alguns casos.2 É importante ouvir o seu corpo. Se você estiver no meio do jogo/exercício/atividade e começar a sentir dor, isso é um sinal de que tal coisa está causando danos e você deve parar ou mudar essa atividade.

As lesões crônicas muitas vezes podem ser resultado de não ouvirmos o que nossos corpos estão tentando nos dizer. Continuar o jogo ou o exercício mesmo sentindo dor, não ajudará a melhorar as coisas e, em muitos casos, pode levar a lesões por uso excessivo. Se estiver se esforçando para ser ativo, mas o processo está sendo doloroso, então, talvez seja hora de mudar os exercícios. Se estiver com dificuldade para encontrar atividades adequadas para se exercitar, converse com treinadores, fisioterapeutas e médicos para ajudar na busca de formas de se manter ativo sem que isso cause dor nas articulações. 

Escrito por Brian D. Lewis, médico
Cirurgião ortopédico
Consultor contratado pela Zimmer Biomet

O dr. Brian D. Lewis é um cirurgião ortopédico credenciado pelo Conselho de Medicina e especialista em preservação do quadril, que atua em Raleigh e Durham, Carolina do Norte. Ele também é professor assistente na Duke University especializada em cirurgia de preservação do quadril.

Referências
  1. McAlindon, TE., et al. Osteoarthritis year 2011 in review: clinical. Osteoarthritis and Cartilage. 20:197-200; 2012.
  2. Woods, K., et al. Warm-up and stretching in the prevention of muscular injury. Sports Med. 37(12):1089-99; 2007.
Por favor, deixe-nos saber o quão útil este artigo foi para você

Obrigado por avaliar este artigo.