Conheça suas opções de procedimento - Artroplastia de quadril

Às vezes, desconhecer o que não sabemos pode ser assustador. Neste artigo, um cirurgião ortopédico analisa algumas opções comuns para pessoas que consideram a artroplastia de quadril.

1 de Outubro de 2020 | 5 minutos de leitura

A artroplastia total de quadril é uma cirurgia extremamente bem-sucedida e, em geral, os pacientes ficam muito satisfeitos com os resultados. No entanto, isso não significa que todas as artroplastias de quadril sejam as mesmas. Há muitas opções quando se trata desse tipo de cirurgia do quadril.

Primeiro, analisaremos as semelhanças entre todas as artroplastias de quadril. Quando você se submete a uma artroplastia total de quadril, as partes esferoides danificadas da sua articulação são substituídas por implantes feitos de metal, cerâmica, plástico ou alguma combinação desses materiais. Além disso, existem muitas opções diferentes. 

O que está causando minha dor no quadril?

Uma coisa que eu sempre digo aos meus pacientes é que, no fim das contas, o mais importante que você pode fazer é encontrar um cirurgião com quem se sinta confortável, e aprender o máximo que puder para se preparar e definir expectativas realistas para sua condição específica. Para muitos pacientes, a substituição articular pode reduzir a dor e restaurar o movimento. Mas, a recuperação leva tempo e esforço. É fundamental entender os riscos da cirurgia de artroplastia de quadril, para que você saiba a importância de seguir suas orientações pós-operatórias e consiga reconhecer sinais de possíveis complicações.

Quais são os riscos da cirurgia de artroplastia de quadril?

Tradicionalmente, as artroplastias de quadril são realizadas em ambiente hospitalar. Antigamente, os pacientes costumavam passar muitos dias, e até semanas, no hospital se recuperando de sua cirurgia. No entanto, hoje, um paciente saudável normalmente só ficará alguns dias lá.

Na área ortopédica, o foco tem sido cada vez mais os protocolos de recuperação. Tudo isso significa que estamos tentando levar os pacientes de volta para o conforto de suas próprias casas o mais rápido possível. Esses protocolos tendem a envolver um esforço coordenado entre cirurgião, anestesista e outros membros da equipe de atendimento, incluindo terapeutas e enfermeiros. Apesar dos protocolos variarem, de uma forma geral, envolvem minimizar o uso de narcóticos, maximizando outras opções de controle da dor, incentivar o paciente a se movimentar o mais rapidamente possível após a cirurgia e fazer com que se concentre no objetivo de chegar em casa. 

Estratégias pós-operatórias de controle da dor para pacientes ortopédicos

Ao longo dos anos, houve uma grande mudança na forma como as artroplastias de quadril são realizadas. Com a melhora da nossa compreensão do que é necessário para colocar implantes e de como eles funcionam, fomos capazes de desenvolver métodos menos invasivos.

Existem várias abordagens para a artroplastia de quadril. A abordagem é que informa onde o seu cirurgião fará a incisão e como os seus implantes serão colocados. Estes incluem os seguintes locais no quadril: posterior (parte de trás), lateral (lado), anterolateral (lateral anterior), anterior direto (frente) e até superior (parte de cima).

Não fique impressionado por esta terminologia médica. Apenas saiba que existem opções disponíveis e que o seu cirurgião escolherá a abordagem com base no seu caso específico, nas experiências anteriores e no treinamento dele. Muitas abordagens tornaram-se menos invasivas ao longo dos anos, por isso somos capazes de fazer incisões menores, preservar mais os tecido e os músculos e restabelecer estruturas importantes para uma posição anatomicamente correta.

Como mencionado acima, uma das coisas mais importantes sobre sua artroplastia de quadril é que os implantes sejam colocados corretamente. Há muitas maneiras para que o seu cirurgião avalie isso para você. Pode-se realizar um raio-X na sala de cirurgia usando implantes experimentais, que talvez mostre mudanças que ao serem feitas melhorem a localização dos implantes finais. Outra possibilidade seria o uso de uma máquina chamada fluoroscópio para obter informações em tempo real sobre onde os implantes são colocados. Há também programas de computador projetados para usar informações de raios-X ou fluoroscopia para ajudar a determinar se os seus implantes de quadril estão no lugar certo. Outra tecnologia emergente é o uso de um assistente robótico para ajudar os cirurgiões a otimizar a posição dos implantes.1

De que materiais são feitos os implantes ortopédicos?

Escrito pelo Dr. Brian Lewis, consultor contratado pela Zimmer Biomet para escrever este artigo.
  1. Kamara, E., et al. (2017, Jan). Adoption of Robotic vs Fluoroscopic Guidance in Total Hip Arthroplasty: Is Acetabular Positioning Improved in the Learning Curve? J Arthroplasty. 32(1): 125-130. doi: 10.1016/j.arth.2016.06.039

Escrito por Brian D. Lewis, médico
Cirurgião ortopédico
Consultor contratado pela Zimmer Biomet

O dr. Brian D. Lewis é um cirurgião ortopédico credenciado pelo Conselho de Medicina e especialista em preservação do quadril, que atua em Raleigh e Durham, Carolina do Norte. Ele também é professor assistente na Duke University especializada em cirurgia de preservação do quadril.

Referências
  1. Kamara, E., et al. (2017, Jan). Adoption of Robotic vs Fluoroscopic Guidance in Total Hip Arthroplasty: Is Acetabular Positioning Improved in the Learning Curve? J Arthroplasty. 32(1): 125-130. doi: 10.1016/j.arth.2016.06.039
Por favor, deixe-nos saber o quão útil este artigo foi para você

Obrigado por avaliar este artigo.